A Transformação Digital é o processo de utilizar tecnologias digitais na criação de processos de negócios, cultura e experiências do usuário ou para modificar as já existentes, tudo isso para atender demandas do mercado, que está em constante mudança. Esse movimento é transversal e afeta todas as áreas de um negócio e os aspectos da vida como um todo.
No setor de monitoramento, esse processo já vem acontecendo há muitos anos. Podemos dizer que, quando a primeira câmera de videomonitoramento ou o primeiro sensor de presença foi instalado, a Transformação Digital estava começando nesse setor. Os olhos de um segurança humano estavam sendo substituídos por sensores. No caso das câmeras de videomonitoramento, os olhares estavam inicialmente deslocando-se de lugar. Ao invés de estarem no local físico a ser protegido, eles passaram para uma sala escondida e protegida no fim do prédio. Esse movimento trouxe ganhos para o negócio, pois naquele momento um segurança passou a ver a loja por diversos ângulos e por meio de diversas câmeras.
A diferença, agora, é a velocidade com que a Transformação Digital vem acontecendo e a importância que está tomando. Cada vez mais, ela está sendo decisiva para a sobrevivência e sucesso das empresas. Quando diversos negócios se viram obrigados a fechar as portas da noite para o dia por causa da pandemia do Coronavírus, como ficou a segurança dos seus espaços físicos? Como monitorar o que está acontecendo no seu estabelecimento e certificar-se de que ele está seguro?
Antes da pandemia, diversos fatores apoiavam indiretamente a segurança das empresas, como o movimento da rua, o fato de estar aberto a maior parte do tempo com funcionários observando o movimento, estabelecimentos ao redor que funcionavam durante o horário que o seu estava fechado, entre outros. Uma padaria ao lado de um bar, por exemplo, com horários de funcionamento diferentes, enquanto um dos dois estava aberto, o movimento inibia tentativas de arrombamento no outro.
Quem já estava preparado com câmeras e sensores, saiu na frente, mas só isso não basta. E novas tecnologias digitais chegam para resolver novos problemas:
Tenho câmeras, mas como vou ficar olhando para elas 24 horas por dia?
É possível usar analíticos de vídeo para identificar eventos e só agir em relação a eles.
Os meus analíticos de movimento dão muito falso-alertas?
Há um classificador de objetos para informar só quando for o movimento de uma pessoa invadindo e não o gato da vizinhança pulando o muro.
Como agir antes que invadam meu estabelecimento?
Usando um analítico de ruídos para identificar os primeiros sinais de arrombamento antes dos criminosos entrarem.
Tenho um alto fluxo de pessoas transitando, como medir a temperatura de todos sem criar longas filas?
Por meio de câmeras térmicas com agentes para abordarem só quem está acima do limite permitido.
Preciso garantir que todos que entrem no meu estabelecimento estejam de máscara?
É possível recorrer a um analítico de detecção de uso de máscara para lhe auxiliar.
Agora que tenho um único ponto de entrada e um único ponto de saída do meu estabelecimento, que pode gerar aglomerações, o que devo mudar nos meus procedimentos de segurança?
Contando com especialistas em procedimentos de segurança para lhe ajudar.
Muita coisa está mudando em muito pouco tempo e nós, especialistas da área, passamos os últimos anos nos preparando para isso. Mas essa é uma jornada que entendemos que só conseguiremos atravessar junto com nossos clientes, parceiros e fornecedores. Por isso, estamos iniciando um movimento de troca de experiências sobre Transformação Digital nas organizações, no setor de segurança e no monitoramento de negócios nas nossas mídias sociais. Convidamos a todos a um amplo debate sobre esse assunto essencial para a evolução dos nossos negócios.
Por Ivo Frazão, diretor do produto Áudio Alerta da Avantia