Dispositivos tecnológicos atuam de forma proativa na identificação e alerta de situações de risco, evitando a ocorrência de acidentes.
Um risco é qualquer fator que possa colocar pessoas ou ambientes em situação de vulnerabilidade, afetando integridade, estrutura, bem-estar físico ou psíquico.
A expressão prevenção de riscos é muito usada no universo corporativo e representa ações que impedem ou minimizam a possibilidade de ocorrência de acidentes, como vazamento de produtos ou gás, incêndio, explosão, quedas, entre outras situações.
Uma das maneiras de mitigar incidentes como esses é por meio da tecnologia e das soluções que contribuem com a prevenção de riscos a pessoas e patrimônios. Dispositivos tecnológicos podem ajudar a detectar, alertar e mitigar problemas, atuando de forma preventiva e evitando acidentes ou prejuízos financeiros.
Vamos conhecê-las?
Tecnologias para prevenção riscos no ambiente de trabalho
Em 2023, foram registrados 499.955 acidentes de trabalho, sendo 2.888 fatais. Os dados são do sistema eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e representam uma queda de 18,4% em relação aos registros de 2022. As mortes de trabalhadores, no entanto, tiveram um aumento de 13,7%.
Muitas são as alternativas para tornar as atividades laborais mais seguras e gerenciar os riscos existentes. Uma delas envolve o uso de recursos tecnológicos, capazes de integrar dispositivos inovadores com práticas de segurança no trabalho.
Aplicações com inteligência artificial são um exemplo eficaz para prevenção de riscos, reduzindo o número de incidentes e contribuindo para a promoção de uma cultura de segurança responsável e robusta. A IA pode ser utilizada para:
- Analisar histórico de dados, auxiliando na identificação de situações com maior probabilidade de resultar em acidentes;
- Analisar imagens em tempo real, atuando proativamente na detecção de comportamentos ou situações de risco. Neste caso, por meio de analíticos de vídeo, câmeras de monitoramento podem possibilitar a emissão de alertas caso sejam identificadas condições inseguras, como a falta de uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) ou situações de risco potencial de acidente, por exemplo.
Drones com videomonitoramento inteligente são outra opção quando o assunto é segurança para prevenção de riscos de acidentes. Eles podem ser usados para recolher imagens de locais de difícil acesso, como telhados, muros e construções próximos a encostas ou áreas íngremes, pontos específicos de uma obra ou uma rodovia, etc. Os drones podem fornecer imagens comuns ou com inteligência artificial aplicada. Nesse caso, elas são previamente programadas para emitir alertas ao identificar determinadas situações.
Outra ferramenta que faz a diferença na prevenção de riscos são os sensores. Eles podem ter a função de detectar movimento (em ambientes restritos), fumaça, temperatura, umidade, incêndio, vazamento, ruído, entre outras anomalias que podem indicar uma situação de perigo. Quando isso acontece, os sensores emitem alertas, possibilitando ação rápida e evitando tragédias.
O controle de acesso também é uma forma de atuar na prevenção de riscos. Em muitos locais, como indústrias, hospitais, setor financeiro, operações de energia, etc., a entrada de pessoas não autorizadas a determinadas áreas podem representar alto risco de acidente. A biometria – por reconhecimento facial, impressão digital ou leitura de íris -, aliada ao monitoramento inteligente, é uma das formas mais seguras para garantir que somente usuários com autorização ingressem em ambientes específicos, evitando invasões.
Benefícios da tecnologia voltada para a segurança
Os prejuízos que alguns riscos podem causar são imensuráveis. Dependendo da gravidade, vidas podem ser perdidas ou a continuidade de um negócio pode ser interrompida.
Investir em tecnologias de segurança para prevenção de riscos é sempre mais vantajoso do que lidar com os custos e as consequências de não estar protegido
- Melhoram o monitoramento, o acompanhamento e a identificação dos potenciais perigos do ambiente laboral;
- Identificam de maneira proativa a possibilidade de situações de risco, alertando para condições perigosas, como comportamentos ou falhas em equipamentos, permitindo uma intervenção rápida;
- Contribuem para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, uma vez que tecnologias podem detectar riscos potenciais;
- Auxiliam na promoção de capacitação, uma vez que imagens e situações detectadas podem ser usadas para treinamentos, alertando sobre perigos reais ou a sua possibilidade. Assim, colaboradores estarão mais preparados para os desafios de forma segura e eficaz;
- Permitem a coleta e a análise de dados, identificando causas, padrões que resultam em incidentes e tendências. Com isso, fornecem insights valiosos para evitar novas ocorrências;
- Contribuem para a eficiência operacional, pois ao melhorar a segurança laboral, reduz paralisações e prejuízos causados por incidentes.
- Ajudam na construção de uma cultura de segurança nas organizações.
A utilização de tecnologias de segurança para prevenção de riscos é fundamental para criar ambientes mais seguros e saudáveis. A Avantia conhece esse mercado e possui expertise na elaboração de projetos que contribuem para a redução dos riscos e para aumentar a segurança de pessoas e patrimônios. Fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções.