Em tempos de crescimento do comércio eletrônico, a tecnologia é uma forte aliada para entender e melhorar a experiência do consumidor nas lojas.
De 2016 até 2023, o e-commerce brasileiro mais do que quintuplicou de tamanho, de acordo com informações do Observatório do Comércio Eletrônico Nacional (órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), divulgadas no início de setembro.
Dados como esse mostram o potencial de crescimento do comércio virtual diante do varejo físico, que não para de ganhar mercado ano após ano. Segundo dados da Statista, as compras online representaram mais de 19% do total de vendas no varejo global em 2023. E as projeções indicam que, até 2027, cerca de 25% das vendas no varejo em todo o mundo venham do e-commerce.
Diante desse cenário, no qual o comércio eletrônico ganha cada vez mais espaço diante do varejo físico, quais estratégias podem ser adotadas pelas lojas de rua para atrair e conquistar os consumidores?
Nos tópicos a seguir, vamos mostrar como a tecnologia aplicada ao varejo físico pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes, contribuindo para a retenção de um público que, cada vez mais, encontra motivos para comprar no comércio virtual.
O caminho transformador da tecnologia no varejo físico
Muitas marcas têm aproveitado a força da experiência de compra em lojas físicas e, unindo isso a recursos tecnológicos, têm alcançado melhores resultados em suas vendas.
Diferenciais como possibilidade de tocar e provar os produtos, recebimento imediato do item desejado e acompanhamento profissional no momento da compra são alguns artifícios que o varejo físico mantém a seu favor.
A tecnologia, especialmente com o avanço da inteligência artificial, pode auxiliar a otimizar as percepções sobre o comportamento do cliente, o desempenho de vendas dos produtos e até mesmo oferecer insights sobre melhorias no layout da loja. Nesse sentido, a inovação, aliada à interação humana, pode criar experiências de compra imersivas, interativas e envolventes.
Aplicações práticas de tecnologia em lojas físicas
Como saber o melhor dia e horário para iniciar uma promoção, operação ou fazer um lançamento? Como identificar setores que precisam de upgrades, melhorias ou mudanças rapidamente? A resposta está na tecnologia.
Exemplo disso é o resultado gerado pela união de câmeras de monitoramento com inteligência artificial. Esse combo é capaz de mudar o patamar de assertividade no momento da tomada de decisão sobre como melhorar a experiência e o tempo de permanência dos clientes nas lojas. Isso é possível com aplicações que permitem identificar:
- Tempo de atendimento, de espera e de abordagem, observando lacunas que podem melhorar esses índices;
- Direções do fluxo de clientes no interior da loja, detectando o tráfego preferido dos consumidores. Essa informações pode ser usada para ativar campanhas e promoções com sucesso;
- Estações mais visitadas ou áreas com pouco movimento, mudando o layout ou a posição de produtos para favorecer itens em específico.
A inteligência artificial também pode contribuir com a coleta e a análise de dados do cliente (como histórico de compras ou setores mais visitados na loja), personalizando a experiência de cada consumidor. Essa aplicação permite oferecer promoções direcionadas ou fazer recomendações de produtos de forma mais eficiente.
As lojas do varejo físico que souberem como capitalizar a tecnologia para aprimorar suas operações e melhorar a experiência dos clientes terão achado o caminho para impulsionar vendas e resultados.
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