A maneira como as empresas se posicionam e são percebidas pelo mercado tem mudado radicalmente nos últimos anos devido ao processo de transformação digital. Apresentar seus resultados financeiros deixou de ser o único indicador de valoração para a sociedade e investidores, dando lugar a práticas mais amplas como o ESG.
ESG vem do inglês Environmental, Social and Governance que significa, “ambiental, social e governança”. Consiste em um conjunto de critérios adotados por uma corporação que são fundamentais nas análises de riscos e decisões de investimentos.
Para empresas de segurança e tecnologia, se importar com esse tipo de pauta demonstra uma preocupação com os impactos causados por suas ações, tanto na sociedade como na natureza.
O conceito ESG gera valor no longo prazo para as empresas em todos os segmentos, principalmente entre colaboradores, clientes, fornecedores e reguladores. A busca de soluções melhores e mais inteligentes também torna a organização mais ágil e enxuta, gerando economia.
Uma agenda ESG está por trás de organizações vistas como mais modernas, confiáveis e interessantes perante o mercado. Na ponta, isso leva a uma melhor experiência para os clientes.
Essas características, por sua vez, atraem até mesmo investimentos, já que boa parte dos investidores está se preocupando com essa abordagem.
A tecnologia é uma importante ferramenta, tanto para a adoção de práticas ESG nas empresas quanto para seu desenvolvimento estratégico e monitoramento de resultados. No entanto, soluções tecnológicas também provocam impactos no ambiente.
Leia também: O que é o metaverso, o novo mundo virtual?
Vejamos algumas tecnologias que podem estar dentro dos programas ESG das organizações:
💻 Cloud computing: Segundo dados da IDC, a convergência de data centers menores em grandes instalações, como no modelo de cloud computing, tem o potencial de reduzir as emissões de carbono, de 2021 a 2024, em mais de 1 bilhão de toneladas;
💻 IoT: A IoT ou Internet das Coisas, aliada à análise, está por trás da capacidade de predizer manutenções e detectar falhas, permitindo tanto a gestão quanto a prevenção de acidentes;
💻 Automação de projetos: a organização pode aumentar a produtividade, qualificar o trabalho de sua equipe, aumentando a retenção e efetividade dos colaboradores e reduzindo o consumo de recursos. Afinal, os processos passam a ser mais ágeis e com menor número de erros quando automatizados.