A experiência de investir em um dos principais berços de inovação tecnológica no Brasil
O Porto Digital é hoje considerado pela ANPROTEC1, o maior e melhor parque tecnológico urbano do Brasil. Localizado na região histórica do centro do Recife, concentra mais de 350 empresas e empreendedores do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa (EC) e 15.000 profissionais.
A Avantia é uma das cinco maiores companhias sediadas no local com o Avantia Labs, seu centro de desenvolvimento de Inteligência Artificial, Cloud Computing e Internet das Coisas.
A AVANTIA desfruta de benefícios muitas vezes intangíveis, como a convivência e colaboração com um público profissional altamente capacitado, inovador e empreendedor. “Respiramos o ar da inovação o tempo todo, afinal já são mais de 20 anos disto tudo.“, diz Teco Sodré, diretor de negócios digitais da Avantia.
Segundo ele, estar próximo de outras instituições de base tecnológica gera novas ideias de negócios e impulsiona as criações, já que há muita troca de experiências e muitas referências no ambiente coletivo unindo também grandes empresas internacionais sediadas também no Porto Digital: “Temos suporte na divulgação de ações estratégicas nos canais de comunicação, programas de parcerias de negócios, além de acesso ao programa de internacionalização de produtos e aos projetos de consultoria e apoio à captação de recursos”, complementa. Vale ressaltar que o polo dispõe de cursos de graduação e pós-graduação em grande escala para mais de 2.000 alunos de pós-graduação, além de um programa de incubação de startups com três grandes aceleradoras no local.”
Fundado no ano 2000, o Porto Digital tornou-se uma referência nacional de uma ação coordenada urbana entre o setor público, empresários e acadêmicos. Surgiu com o objetivo de estimular mudanças estruturais econômicas e sociais para gerar mais iniciativas empreendedoras, melhores empregos e aumentar a renda média no estado de Pernambuco. Atualmente, abriga mais 15 mil trabalhadores em seus menos de 05km2 de extensão territorial e mais de 10 faculdades de graduação e cursos de tecnologia.
Há muitos polos de desenvolvimento tecnológico no país, entre eles destacam-se os de São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Florianópolis (SC). Todos têm em comum o objetivo do desenvolvimento nacional em tecnologia e inovação, estimulando o crescimento da competitividade das empresas locais e seu potencial de geração de conhecimento. “A competitividade é mundial, e o Brasil precisa olhar para isso com mais garra e com ainda maior disponibilidade para novos investimentos privados e públicos. É o que temos feito aqui na AVANTIA, as empresas brasileiras de tecnologia são desenvolvedoras de soluções de qualidade competitiva global em diversas áreas“, finaliza Sodré.