fbpx

Segurança eletrônica no turismo

23 jan 2023 Tecnologia de Segurança

Tecnologia é aliada para levar mais segurança a locais turísticos

Quando o assunto é viagem, férias e passeios turísticos, a última coisa que passa pela cabeça de qualquer pessoa é se envolver em uma situação incômoda, como furtos, roubos ou incidentes, seja no trajeto ou nos espaços de visitação.

Atualmente, o número de turistas em alguns locais do Brasil é muito expressivo, portanto eleva as chances de situações inesperadas acontecerem.

O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, por exemplo, recebe quase 2 milhões de pessoas por ano, mesmo número que estava em Copacabana somente na festa da virada de 2022/2023.

A informação é da Riotur (órgão de turismo da cidade), que também informou que mais de 3 milhões de turistas escolheram a cidade do Rio de Janeiro para passar o réveillon. Outro destaque é o Parque do Ibirapuera, em SP, onde mais de 12 milhões de visitas foram registradas no ano que passou, de acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Atualmente, com o maior controle da crise sanitária causada pela COVID-19, os brasileiros estão viajando mais. De acordo com Dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início de dezembro de 2022, apontam 34,5% de aumento no agregado de atividades turísticas no Brasil em comparação ao mesmo período de 2021 (janeiro a outubro).

Portanto entregar mais segurança a turistas e visitantes e mitigar riscos de incidentes, a tecnologia é uma grande aliada, pois proporciona o desenvolvimento de recursos capazes de evitar ocorrências ou permitir uma ação corretiva mais rápida e efetiva.

Nas próximas linhas vamos apresentar algumas possibilidades, entre elas a mais utilizada: câmeras de monitoramento e Inteligência Artificial. Fique com a gente!

Leia também: 5 motivos para usar a Inteligência Artificial

24 horas de monitoramento

Em Foz do Iguaçu está localizada uma das Sete Maravilhas da Natureza: as Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d’água do mundo. Portanto para garantir a segurança dos cerca de 1,4 milhão de turistas que visitam o local anualmente (números de 2022), o parque conta com 365 câmeras, que além disso, monitoram a vazão das quedas 24 horas por dia.

As imagens ajudam na tomada de decisão rápida, pois em caso de aumento repentino da vazão da água, invadindo as passarelas de circulação dos turistas, alguns locais precisam ser isolados para garantir a proteção.

As possibilidades do videomonitoramento, especialmente quando aliado à Inteligência Artificial (IA), são inúmeras. Além de permitir 24 horas de acompanhamento ininterrupto, a IA gera também alertas automáticos em caso de não conformidades.

Outra dor que a Inteligência Artificial resolve é a limitação humana. Imagine quantos colaboradores seriam necessários para gerenciar imagens geradas por 365 câmeras, dia e noite, e tomar decisões a tempo de prevenir incidentes? A IA tem essa capacidade: analisar milhares de eventos simultaneamente e em tempo real, detectando assim qualquer violação de regra ou atividade fora do padrão. 

Cidades turísticas mais seguras

Com cerca de 56 milhões de turistas em 2022, Nova York é um dos destinos mais visitados no mundo. O número é da NYC & Company, órgão oficial de marketing e convenções de NY.

A cidade utiliza 50 mil câmeras, além disso, conta com 35 mil policiais para garantir a segurança não só de moradores mas também turistas. A tendência é que as ações de segurança sejam feitas, cada vez mais, com menos policiais e mais uso de tecnologia, de acordo com informações da chefia de polícia local.

No Brasil, Salvador deverá ser o destino procurado por mais de 3 milhões de pessoas somente no verão 2022/2023, de acordo com estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Portanto para prevenir incidentes, aumentar a segurança de turistas e do patrimônio cultural, em alguns trechos mais populares da cidade, foram instaladas câmeras, torres de monitoramento, postes inteligentes e centrais de comando estão em funcionamento na cidade.

Além disso, as torres possuem um interfone, que permite o contato direto com as bases da Guarda Municipal, e um desfibrilador para atendimentos de emergência. Os postes inteligentes podem acoplar múltiplas funções, desde as próprias câmeras até infraestrutura para transmissão de dados sem fio.

As câmeras possuem o recurso da IA aplicada às imagens, dessa forma, agiliza o trabalho das equipes de segurança do município.

No turismo, além do recurso de câmeras e inteligência artificial, que podem identificar inclusive armas, também podem ser utilizados desde sensores – de incêndio, fumaça, temperatura, vazamento e de áudio – até botões de pânico, dessa forma todos esses recursos atuam interligados com centrais de monitoramento.

Ciclovia do rio Pinheiros

Atualmente a Avantia é parceira do projeto que garante a segurança na Ciclovia Franco Montoro, que fica às margens da Marginal Pinheiros, na cidade de São Paulo. O local fica no Parque Bruno Covas, e é acessado por mais de 160 mil ciclistas mensalmente, além de demais frequentadores.

Lá encontramos um exemplo prático da expertise em tecnologia para segurança eletrônica da Avantia pensada em favor das pessoas: são mais de 100 câmeras, sendo parte delas com inteligência artificial, capazes de detectar situações como movimentações suspeitas ou aglomerações que podem indicar um tumulto ou até um acidente, e leitura de placas de veículos. Botões de pânico aumentam a proteção dos usuários, especialmente mulheres. A cada quilômetro há um botão que, se acionado, emite aviso às equipes de vigilância locais. QR codes complementam a segurança, dando acesso a uma página onde é possível pedir ajuda em caso de ocorrência ou mesmo suspeita de algo.

O projeto ainda está em andamento e prevê totalizar 500 câmeras instaladas. No futuro, os algoritmos poderão detectar excesso de velocidade e até armas.

Para conhecer mais sobre a Avantia, empresa de tecnologia para segurança eletrônica com mais de 24 anos de história no país, entre em contato com nosso time. Nosso atendimento abrange clientes de todo o Brasil, com integração de sistemas e implementação de soluções próprias de tecnologia baseadas em Inteligência Artificial, desenvolvidas em nosso centro de pesquisa e inovação.


Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish