O mercado de galpões logísticos vive bons momentos, especialmente desde a pandemia, quando o crescimento do e-commerce favoreceu o setor. A busca por espaços modernos, com segurança eletrônica integrada, é um dos atrativos que continuará movimentando o segmento.
Mesmo em 2023, quando a Covid-19 já estava sob controle, a curva positiva do mercado de galpões logísticos se manteve, com índices de absorção bem similares aos anos anteriores. Para se ter uma ideia, a taxa de vacância (áreas desocupadas) observada no ano passado foi de 9% para imóveis de alta qualidade, a menor já registrada desde 2013. Os dados são da Buildings, empresa de pesquisa imobiliária corporativa.
O Brasil começou o ano de 2024 com mais de 25 milhões de m² de estoque, considerando galpões logísticos das classes A, A+ e B, e uma taxa de vacância de 10,5%, de acordo com Siila, plataforma de inteligência imobiliária comercial. Cerca de 77% desses empreendimentos estão, atualmente, na região sudeste, 10% no nordeste, 9,5% no sul e o restante está dividido entre a região norte e centro-oeste, segundo dados da Abralog (Associação Brasileira de Logística).
Ainda segundo a Siila, entre as tendências esperadas para o setor estão monitoramento e automação de processos. A expectativa é que tecnologias e investimentos em infraestrutura impactem na procura por espaços mais modernos. E é justamente a busca por instalações atuais e eficientes, automatizadas e com segurança eletrônica integrada, que deve manter o mercado aquecido.
Galpões logísticos modernos e seguros
A modernização dos processos logísticos entrega mais segurança e confiança em todas as etapas: veículos, mercadorias e colaboradores são beneficiados com o uso de tecnologias e inovações.
A segurança eletrônica e a automatização, assim como a integração de sistemas e hardwares em galpões logísticos, são tecnologias e que, além de valorizarem os empreendimentos, entregam mais eficiência operacional, além de outros benefícios:
- Mais visibilidade de todo o processo.
- Garantia de segurança para dados, informações, pessoas e patrimônios.
- Facilidade de acesso e análise, seja de informações ou imagens.
- Gestão em tempo real, agilizando a tomada de decisão.
- Redução de custos, seja pela otimização de tarefas, eliminação de atividades manuais e repetitivas ou pela assertividade na condução das demandas.
- Aumento de produtividade.
Soluções de segurança eletrônica integrada
O videomonitoramento é apenas um dos muitos recursos da segurança eletrônica integrada. Observando as rotinas e as necessidades dos galpões logísticos, a oferta de soluções tecnológicas envolve desde a operação, otimizando tempo e melhorando a eficiência interna e externamente aos empreendimentos, proteção patrimonial e gerenciamento de comportamentos e pessoas.
Vamos entender um pouco mais sobre quais tecnologias de segurança eletrônica integrada podem agregar ainda mais valor aos galpões logísticos?
- Reconhecimento de placas, garantindo que somente veículos autorizados tenham acesso;
- Drones, acompanhando a aproximação de veículos, apoiando a manutenção predial externa ou, ainda, monitorando eventos ou comportamentos suspeitos;
- Controle de acesso, que pode utilizar as mais diversas tecnologias para garantir acesso autorizado a pátios, portarias, salas e estoque;
- Alarmes, que podem atuar na detecção de incêndio, intrusão, aumento de temperatura, abertura ou fechamento de portas, entre outros.
- Videomonitoramento, com câmeras que podem atuar integradas a alarmes e, ainda, com inteligência artificial aplicada às imagens, detectando situações diversas, como: queda de paletes, comportamento suspeito, objeto deixado ou retirado, acesso a ambientes restritos, uso de EPIs, etc.
A qualidade da gestão de galpões logísticos vai muito além do gerenciamento de estoque e entregas. As soluções de segurança eletrônica integrada da Avantia contribuem para aumentar a eficiência dos processos e o valor agregado dos empreendimentos. Consulte nosso time de especialistas e saiba mais.