A segurança bancária é uma das maiores preocupações em tempos de aceleração digital e crescentes tentativas de ciberataques. Em busca de tecnologias que possam aumentar a proteção de dados e transações online, empresas de todos os setores têm buscado soluções para garantir a segurança de seus usuários.
Em 2022, o Brasil sofreu mais de 103 bilhões de tentativas de ataques na web, tornando-se o segundo país mais visado pelos criminosos na América Latina, atrás apenas do México. Dentre as formas mais comuns de ciberataque, o roubo de conta lidera as estatísticas, respondendo por 72% das fraudes na internet.
Diante desse cenário, o aumento dos cuidados com a segurança dos dados e a adoção de medidas preventivas se tornam fundamentais. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e os debates sobre privacidade incentivam empresas e usuários a buscarem soluções que garantam a proteção das informações e evitem o custo e os problemas decorrentes de uma invasão virtual.
Nesse contexto, a autenticação por voz se destaca como uma alternativa promissora, mas pesquisadores da Universidade de Waterloo revelaram recentemente que ela pode ser vulnerável a golpes inteligentes de inteligência artificial (IA) também.
Autenticação por Voz e IA: um desafio para a segurança bancária
A autenticação por voz, embora menos usada no Brasil, é comum nos Estados Unidos e na Europa. Essa tecnologia funciona por meio da criação de perfis de voz dos clientes, comparando gravações no momento do acesso com identidades armazenadas em servidores, em busca de similaridades e sinais de manipulação ou sintetização que possam indicar um possível golpe.
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Recentemente, pesquisadores da Universidade de Waterloo, na Bélgica, desenvolveram uma técnica que revelou a vulnerabilidade dos sistemas de autenticação por voz a ataques de IA. Essa nova abordagem foca na remoção dos marcadores usuais de uma voz gerada por inteligência artificial, criando áudios praticamente indistinguíveis de vozes reais.
Os resultados foram alarmantes: após no máximo seis tentativas, o ataque teve uma taxa de sucesso de 99%. Esse limite é muitas vezes usado pelos bancos para bloquear o acesso em caso de falta de correspondência com a biometria vocal armazenada. As vozes editadas foram geradas a partir de um sintetizador com tecnologias de IA, também utilizadas para a criação de deepfakes.
Diante dessa insegurança, especialistas recomendam o uso de outras formas de verificação mais seguras, como aplicativos para celular, biometria facial ou impressão digital. Essas alternativas são consideradas mais robustas e eficazes para atividades sensíveis, como operações financeiras, oferecendo uma camada adicional de proteção contra golpes de IA.
Segurança bancária com Soluções Avantia
Em tempos de constantes desafios digitais, a Avantia destaca-se como uma parceira confiável para empresas que buscam proteger suas operações financeiras e dados sensíveis. Com 25 anos de história como integradora de soluções de tecnologia para a área de segurança eletrônica, análise inteligente de vídeo e infra de TI, a Avantia oferece soluções biométricas inovadoras e abrangentes que vão além da autenticação por voz.
A segurança bancária é uma preocupação constante, mas com as soluções adequadas, é possível proteger-se contra golpes de IA e manter a integridade dos dados e dos usuários.
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