Entenda qual é a melhor opção de câmeras para o seu negócio.
É comum o surgimento de dúvidas no momento da aquisição de equipamentos de segurança. Atualmente, o mercado oferece diversas opções de tecnologia, o que pode dificultar a decisão do consumidor. Em relação ao circuito fechado de televisão (CFTV), uma questão frequente é: devo comprar câmeras analógicas ou digitais?
As diferenças entre esses tipos de câmeras e suas respectivas funcionalidades são muitas. Apesar de ambas terem lados positivos e negativos, é importante analisar qual seria a melhor alternativa para o seu negócio.
Indicação de leitura: 3 tipos de câmeras para monitorar grandes áreas
1. Sistema e equipamentos
Cada uma dessas câmeras utilizará um sistema diferente, necessitando de equipamentos específicos para o seu funcionamento. As analógicas, por exemplo, exigem cabos coaxiais, monitor e um aparelho DVR, para realizar a gravação das imagens. Enquanto, as câmeras IP são equipamentos digitais que funcionam em um sistema de rede e executam a troca de dados pela internet ou servidor. Para utilizar esse tipo de câmera é necessário um cabo de rede, monitor e aparelho NVR.
2. Qualidade da imagem
Em relação à qualidade da imagem, as câmeras IP são superiores às analógicas, por serem capazes de fornecer imagens em até 4K. Essa alta resolução permite aproximar a imagem sem prejudicar a qualidade, possibilitando o reconhecimento de rostos, placas de veículos e outros.
Ao optar pelo uso do sistema analógico é necessário atentar-se para que a nitidez da imagem não seja comprometida durante o processo de transmissão. Os cabos devem ser mantidos em bom estado de conservação, além de ser necessário evitar que os sinais precisem percorrer longas distâncias por meio do equipamento.
3. Custo
No quesito do preço do equipamento, as câmeras analógicas são mais democráticas. O valor individual das câmeras digitais são superiores por conter funcionalidades inteligentes que essa tecnologia apresenta. Porém, considerando o investimento a longo prazo na análise de custo, as câmeras digitais têm vantagens por exigirem menor esforço em manutenção.
Ainda, as câmeras digitais utilizam um sistema de rede para funcionar, o que é muito comum dentro das empresas, ou seja, é possível economizar ao utilizar o sistema já existente. Por outro lado, as câmeras analógicas têm maior compatibilidade entre aparelhos de diferentes fabricantes, o que permite que você compre equipamentos mais baratos, de fabricantes distintos.
A sua empresa já conta com equipamentos, e você gostaria de aproveitar este legado?
Não se preocupe! Nós utilizamos plataformas capazes de integrar as suas câmeras, sejam elas quais forem: analógicas, digitais, DVR, NVR, IP, etc.
Com as imagens geradas pelos seus equipamentos, nós processamos, na Central de Monitoramento, algoritmos de Inteligência Artificial de vídeo e áudio, capazes de filtrar apenas os eventos que realmente importam. Desta forma, você poderá focar a atenção da sua segurança somente em inconformidades, que serão detectadas em tempo real.
Com esta prática, você pode atuar com eficiência na segurança, reduzindo custos e sair do modelo tradicional de leitura de várias telas em simultâneas, transformando o sistema reativo para um sistema proativo e inteligente.
Gostou destas informações? Entre em contato, nós podemos fazer, sem compromisso, uma análise personalizada para te ajudar a descobrir qual é a opção ideal de câmeras para o seu empreendimento.