fbpx

O que esperar do setor de segurança em 2021?

28 jan 2021 Artigos, Institucional, Noticias, Tecnologia de Segurança

Conheça as tendências em tecnologia e suas novas aplicações no monitoramento eletrônico.

Em 2020, o setor de segurança eletrônica apresentou crescimento em torno de 12%, resultado muito acima da inflação, que foi de 4,52%. Esse desempenho é efeito da demanda gerada pela pandemia da Covid-19, que nos fez elevar os cuidados com a saúde, aumentando a procura por câmeras térmicas para medição de temperatura corporal, tecnologias de inteligência artificial e analíticos de vídeos para detecção de aglomeração, detecção de uso de máscaras, reconhecimento facial, além de soluções “touchless” para o controle de acesso de pessoas.

Avanços no desenvolvimento e utilização da inteligência artificial para videomonitoramento e segurança perimetral também marcaram 2020. E apesar da crise econômica e da pandemia, mais de 75% dos trabalhadores do setor se mantiveram em seus empregos. Algumas empresas, inclusive, chegaram a contratar, principalmente para atender à demanda da área da saúde.

O mercado de segurança eletrônica, assim como vem acontecendo nos últimos anos, não deixará de avançar em 2021. Esse crescimento será motivado, principalmente, pelo início da vacinação, que nos próximos meses resultará na diminuição no contágio pela Covid-19 e, assim, uma maior estabilidade na economia mundial. Em decorrência disso, o real deverá melhorar sua valorização ante o dólar e, como a maioria dos insumos para produção dos equipamentos de segurança são importados, os preços tendem a cair, proporcionando melhores condições para que pessoas e empresas invistam na melhoria de seus sistemas.

Em relação ao avanço tecnológico, a tendência, não só neste, mas nos próximos anos, é o desenvolvimento de sistemas baseados em inteligência artificial, que promovam cada vez mais a integração e automação de diferentes dispositivos de segurança, aumentando significativamente sua eficácia e proatividade. Além da análise inteligente de imagens, que se destina ao videomonitoramento, teremos o aumento na utilização de aplicativos para uso de equipes de segurança patrimonial voltadas a cidadãos comuns, que cada vez mais entendem a importância da segurança colaborativa, visto que proporcionam maior celeridade no atendimento às ocorrências e a consequente melhoria na performance dos agentes de segurança.

Quem atua no mercado de segurança e, mais especificamente, no de segurança eletrônica, tem testemunhado como equipamentos de CFTV e de controle de acesso integrados, por meio de sistemas avançados, podem ser úteis não só na prevenção e elucidação de crimes, mas também no cuidado com o meio ambiente, no monitoramento de processos produtivos e até na diminuição da proliferação do contágio de doenças avassaladoras, como a Covid-19. Aproveite para conferir este conteúdo sobre transformação digital além da área de tecnologia.

Sendo assim, já não basta pensar “fora da caixa”, é necessário “esquecer a própria caixa”. Todos podem e têm condições de contribuir de alguma forma para a criação de soluções, que venham a atender não somente a uma finalidade específica.

Nós, da Avantia, temos condições de criar soluções sob medida, específicas para atender as necessidades do seu ambiente. Vamos conversar?

Co-autor | Carlos Trindade – Gerente de negócios da Avantia

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish