fbpx

Novidades da tecnologia 5.5G

18 set 2024 Inovação Tecnológica, Inteligência Artificial, Segurança Cibernética

O que a evolução da internet de quinta geração traz para os usuários

Além da velocidade, uma das principais vantagens é o suporte mais eficiente para recursos de inteligência artificial

Nem todas as cidades brasileiras têm internet 5G ou liberação para uso. Mas, enquanto isso, a rede 5.5G, ou 5G Advanced, já está sendo testada por algumas operadoras no Brasil. Quais as vantagens e diferentes da tecnologia 5.5G para os usuários em comparação à 5G?

O 5.5G é considerado a evolução do 5G e o antecessor da tecnologia 6G – que já é um alvo da indústria de telecomunicações para os próximos anos. A maior operadora de telefonia do mundo, a China Mobile, já está inclusive fazendo testes. Lançou no início deste ano o primeiro satélite 6G do mundo.

5.5G oferece mais suporte para inteligência artificial

Para usuários comuns, as diferenças entre a tecnologia 5.5G e a 5G podem até passar despercebidas. Porém, a segunda representa um avanço relevante em relação ao seu antecessor.

Em relação à velocidade, a 5.5G deverá atingir até 10 Gbps. Isso significa em torno de 30 vezes mais do que o 5G, cuja velocidade de download é de, em média, 300 Mbps, com picos de até 1 Gbps. 

No Brasil, as operadoras Claro, Vivo e Tim anunciaram resultados de testes com a nova rede, realizados durante o primeiro semestre deste ano. A Vivo declarou que conseguiu atingir picos de velocidade de download de 6,7 Gbps, com média de 5,5 Gbps em ambiente controlado. A Claro, por sua vez, chegou a 10,4 Gbps em testes ao ar livre e afirmou que, comercialmente, é esperado que se obtenha entre 6 e 9 Gbps. A Tim relatou resultados ainda mais surpreendentes: alcançou 11,6 Gbps, um marco inédito nas Américas. Porém, com testes realizados em laboratório.

Esse aumento na velocidade traz um enorme ganho para locais com grande concentração de pessoas. Em eventos onde milhares de dispositivos estão conectados, a qualidade do tráfego será muito melhor.

O mesmo vale para diversos setores da indústria, logística, agricultura e as mais variadas operações do universo corporativo. Além de se beneficiarem do aumento da velocidade, usuários da tecnologia 5.5G poderão usufruir de uma latência ainda menor, melhorando serviços de IoT (Internet das Coisas), automação industrial, veículos autônomos, cidades inteligentes, entre outros.

Outro grande diferencial do 5G Advanced é a oferta de eficiência superior para suportar aplicações de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Também haverá benefícios para o uso de recursos como a realidade virtual (RV), realidade aumentada (RA) e realidade estendida (RE).

A qualidade da nova rede deverá aprimorar ainda mais a eficiência energética, reduzindo o consumo de bateria dos dispositivos móveis, e com a localização, oferecendo mais precisão.

Quando poderemos usufruir da tecnologia 5.5G?

As empresas de inovação estão trabalhando a passos largos na evolução da tecnologia 5.5G. Mas, por enquanto, não há previsão para lançamento comercial da nova rede no Brasil. Além disso, ainda não há celulares ou modens no mercado que sejam compatíveis com a nova tecnologia.

Status da liberação do 5G no Brasil

Atualmente, dos 5570 municípios no país que estão no escopo do cronograma de liberação da faixa 3,5 GHz, que permitirá a utilização das estações do 5G, pouco mais de 4800 já podem operar com a internet de quinta geração. São 18 estados e o Distrito Federal.

A liberação da faixa, por sua vez, não significa que todos os referidos municípios já contam com 5G disponível. Para isso, as operadoras prestadoras que adquiriram lotes na faixa 3,5 GHz precisam solicitar licenciamento e ativação das estações junto à ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish