fbpx

Medidas protetivas contra roubo de cargas

24 jul 2024 Inovação Tecnológica, Inteligência Artificial, Logística, Segurança Eletrônica
Videomonitoramento é um grande aliado das operações logísticas. Saiba mais sobre como a tecnologia pode reduzir o roubo de cargas no país.

Videomonitoramento é um grande aliado das operações logísticas, reforçando a segurança nos processos de transporte

O roubo de cargas é responsável por grandes prejuízos na cadeia de abastecimento no Brasil e as projeções para 2024 apontam aumento frente ao ano passado, indo de 17.108 ocorrências para 17.298. Segundo notícia publicada recentemente pelo portal Mundo Logística, 76% dos roubos de carga em 2023 aconteceram na região Sudeste, com destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar dessa concentração regional, a Bahia e os estados do Sul também estão no foco das quadrilhas, além da cidade paulista de Santos, onde se encontra o principal porto do país.

Os caminhões que transportam cargas mistas (diversos tipos de produtos num mesmo veículo) estão no topo da lista de ataques, seguidos por aqueles que levam alimentos e bebidas, tabaco, eletrônicos, veículos e autopeças.

As companhias logísticas também enfrentam desafios com outros tipos de fraude, como adulteração de cargas, falsificação da documentação da carga, roubo de combustível e pneus, manipulação de sistemas de rastreamento de cargas, entre outros.

Adulteração de Cargas

O transporte rodoviário leva cerca de 85% da produção agrícola Brasil afora, conforme dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). As grandes extensões territoriais e, consequentemente, as longas viagens feitas pelos caminhoneiros abrem oportunidades para a ação de quadrilhas especializadas na adulteração de cargas agrícolas.

Em um caso recente, no final de abril deste ano, foram presos em Rondonópolis (MT) cinco integrantes de um grupo que receptava e adicionava areia a farelo de soja. De acordo com informações veiculadas no Diário de Cuiabá, tratava-se de 50 toneladas do  produto, com valor aproximado de R$ 94 mil.

Esse tipo de crime é comum no país e movimenta milhões de reais a cada ano. Algumas quadrilhas já descobertas pelas autoridades policiais envolviam donos de armazéns de compra e venda de grãos, motoristas de caminhões, agenciadores e funcionários de terminais rodoferroviários.

Videomonitoramento dotado de IA aumenta a segurança das operações, reduzindo fraudes e roubo de cargas

Medidas de segurança robustas são a principal arma contra as tendências de adulteração e roubo de cargas no Brasil, entre outras fraudes. As tecnologias de videomonitoramento dotadas de Inteligência Artificial são recursos de ponta que colaboram, como consequência da proteção, com a alta eficiência das operações.

Se a ideia – e a necessidade – é enxergar além do alcance do olhar no setor logístico, o videomonitoramento é revolucionário, pode ser moldado para cada tipo de situação (personalização) e contemplar riscos diversos.

Além da segurança, a tecnologia otimiza o tempo e a qualidade dos processos, garantindo que sejam seguidos com baixa taxa de erros e corrigidos sempre que necessário. O videomonitoramento permite a visão ampla sobre a gestão de frotas e armazéns, com acesso aos fatos em tempo real, desde bem antes do carregamento, passando pela saída das mercadorias, trajeto e a dirigibilidade do motorista (comportamento), até o momento da entrega e retorno.

O próprio centro de distribuição onde os produtos são guardados ganha atenção e proteção reforçada contra invasões e furtos, com controle de acesso de colaboradores e terceiros a esses locais. São os chamados armazéns inteligentes e estão constantemente conectados. Segundo Mário Tranche, gerente comercial e de engenharia de soluções da Avantia, os operadores logísticos buscam, cada vez mais, a integração de sistemas e hardwares para rastreio completo de mercadorias, tanto dentro dos armazéns quanto fora, na entrega entre as distribuições e nos clientes finais. O papel da tecnologia neste caso é gerar dados para que medidas sejam tomadas antes de ocorrências de segurança ou para orientar alterações em processos. 

A resposta ágil e eficiente a incidentes é primordial: no caso de roubos de cargas, desvios e invasões, a central de  monitoramento do cliente informa em tempo real as autoridades competentes mais próximas.

Vale ressaltar que diversos fatores impactam na acuracidade dos sistemas de videomonitoramento, entre eles variações de iluminação, oclusões e qualidade das câmeras. Em ambientes dinâmicos, é crucial estar ciente de que nem sempre a análise visual refletirá a realidade de maneira absoluta. Mesmo com algoritmos avançados e inteligência artificial, limitações tecnológicas e complexidade de certos cenários pode desafiar a capacidade dos analíticos de vídeo em fornecer resultados precisos.

Quer saber mais sobre como o videomonitoramento dotado de IA pode ajudar a proteger o transporte e armazenamento de cargas? Fale com os especialistas da Avantia e confira como implementar segurança eficiente e personalizada para as necessidades do negócio.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish