A necessidade de cuidado com os processos de segurança dos alimentos tem trazido, cada vez mais, desafios para a comercialização de produtos, dada a rigidez dos padrões impostos para garantir a qualidade dos alimentos.
O Food Defense (defesa alimentar) é um conjunto de técnicas para a gestão e segurança dos alimentos que evitam a contaminação intencional da comida de toda cadeia produtiva. O método, que ganhou ainda mais força na pandemia, faz uma análise de riscos para identificar as possíveis ameaças e vulnerabilidades do local, para que assim sejam definidas as medidas de proteção específicas para a empresa.
São, ainda, analisados os fornecedores da empresa, meios de transporte, processos, perímetro das instalações, fornecimento de água, operações de segurança e outras informações relevantes que possam colocar a produção em risco.
Tecnologias a favor do Food Defense
Segundo Alexandre de Genaro, especialista em segurança da General Mills, multinacional norte-americana da área de alimentos, existem três pilares para a segurança em torno do food defense: monitoramento, enterprise e investigação.
Em monitoramento, a empresa precisa conhecer seus riscos. Em enterprise, deve-se preparar as pessoas para esses riscos e a investigação precisa agir junto com uma estratégia. O executivo ressalta a importância de as equipes estejam treinadas para que possam, de fato, contribuir com a empresa. “Se uma geladeira desconectar da tomada e sua empresa contar com monitoramento, o problema será imediatamente apontado. Sem monitoramento ou alertas, haverá problemas, deterioração ou até perda do material estocado”, exemplifica.
A partir de respostas a algumas perguntas relevantes para mitigar riscos, é possível identificar possibilidades e preparar as frentes de cuidados que a empresa deve ter:
- Quais poderiam ser as formas de contaminação de alimentos dentro da companhia?
- Qual é o impacto potencial sobre a saúde do consumidor?
- Como evitar que isso aconteça?
Em todo esse processo, a tecnologia é fundamental. A Avantia tem sistemas de segurança que protegem ambientes de produção de alimentos:
- Controles de acesso: bloqueia pessoas e veículos não autorizados;
- Gestão de temperaturas: evita perdas e estrago de produtos, garantindo o cumprimento das regras dos órgãos responsáveis;
- Circuito fechado de televisão: acessa com precisão imagens de pessoas e veículos que entrarem nos locais que exigem controle de acesso;
- Recursos de inteligência artificial: em combinação com os equipamentos de segurança, potencializam os benefícios e resultados.
Assista na íntegra a entrevista de Alexandre de Genaro, especialista em segurança da General Mills falando sobre Tecnologias de Security em Prol do Food Defense.
Quer saber mais sobre como proteger a sua empresa com soluções modernas de segurança eletrônica? Entre em contato conosco!