Gestão de segurança e gestão de riscos entregam melhores resultados quando caminham juntas. Ambas precisam de mapeamento, planejamento e monitoramento constantes e são complementares.
O gerenciamento de riscos está entre as iniciativas estratégicas fundamentais para o crescimento sustentável e para a redução das ameaças de qualquer organização. A área de segurança está entre aquelas que devem ter participação ativa nesse processo: a expertise dos gestores de segurança precisa ser envolvida no levantamento das ameaças e na construção do planejamento de riscos, contribuindo com possíveis respostas e soluções.
E não, não basta cobrir a empresa com câmeras e vigilantes para garantir um ambiente seguro e sem riscos. Claro que essas soluções ainda são necessárias, mas elas devem estar alinhadas à estratégia e inteligência.
Reduzindo os riscos com gestão de segurança
Como garantir que os riscos de qualquer organização sejam reduzidos ou até mesmo mitigados? Não é possível ter a resposta certa se as perguntas-chave não forem feitas. E, sem elas, as soluções implantadas provavelmente não entregarão o resultado esperado.
Para que o processo seja eficaz, algumas etapas são necessárias:
– Entender o ambiente, tendo clareza de quais locais, pessoas ou processos possuem ameaças e riscos intrínsecos (mapeamento);
– Definir, por meio de um plano de ação, quais iniciativas e recursos serão necessários para minimizar os riscos ou mitigá-los (planejamento);
– Revisitar o plano periodicamente, já que riscos e ameaças são dinâmicos, assim como os próprios recursos tecnológicos, que ganham novas versões com o passar do tempo, mais modernas e funcionais (monitoramento).
A gestão de segurança deve ser ativa no processo de identificar as potenciais ameaças e minimizar as probabilidades de que problemas evitáveis aconteçam. Para garantir que todos os possíveis problemas estejam cobertos com alguma ação, é necessário acompanhamento, evitando que as iniciativas fiquem obsoletas ou que simplesmente não sejam mais necessárias. Ameaças novas podem surgir, a categorização do risco pode mudar e até mesmo a necessidade de um determinado recurso se altera – o que era necessário antes pode não ser mais.
As variáveis estão em constante transformação. Por isso, melhoria contínua é fundamental para não envelhecer o processo de gestão de segurança.
Gestão de segurança contribui com os resultados do negócio
Além de propor ações que minimizem os riscos, o trabalho da gestão de segurança também é olhar para as oportunidades que agreguem valor ao negócio. Elas contribuirão com o business, impactando positivamente no resultado e atingimento dos objetivos estratégicos.
Nesse sentido, gestão de segurança não é só impedir que roubem, danifiquem ou acessem indevidamente – fatores igualmente importantes para o resultado financeiro. Mas também deve contribuir para a preservação da imagem, credibilidade entre os parceiros e clientes e bem-estar das pessoas.
Veja alguns exemplos simples de como a gestão de segurança entrega valor ao negócio:
– Um ambiente hospitalar, um shopping center e uma instituição financeira podem ter o mesmo perfil de vigilante (pessoa física)? Com certeza não! Os riscos, o nível de empatia e a sensibilidade para lidar com o público-alvo de cada local precisam ser diferentes. Atitudes em desconformidade ao esperado de cada público podem gerar prejuízos.
– Câmera de segurança em shopping center serve apenas para monitorar possíveis comportamentos indevidos? Não também! Por meio de inteligência artificial, é possível agregar funcionalidades às câmeras. Contagem de pessoas e mapas de calor podem identificar corredores ou pontos potenciais para ações de vendas, bem como locais que precisam de melhorias para atrair mais público. Essas funcionalidades ajudam a monetizar o negócio, servindo para justificar aumento no valor do aluguel em determinados pontos, por exemplo.
– No setor industrial, o videomonitoramento tem a finalidade apenas de identificar acessos indevidos a determinadas áreas ou monitorar a circulação de pessoas? Novamente não. Os analíticos de vídeo são capazes de identificar se um processo está sendo executado como deveria ou se o padrão de qualidade está adequado, apontando por meio de alertas qualquer desvio ou anomalia. Assim, pode contribuir para evitar refação de processos ou devoluções devido a falhas. A Avantia, empresa de tecnologia para segurança eletrônica, com 24 anos de atuação no país, conta com expertise para auxiliar sua empresa com a gestão de segurança. Converse com um de nossos especialistas!