Você sabia que ter habilidades nas áreas de finanças, gestão de projetos e comunicação são características que podem te destacar no setor de segurança eletrônica e, ainda, abrir portas para sua carreira internacional? É o que revelou Salvador Dahan, General Manager, Global Risk & Compliance Office da Nissan, em uma conversa no nosso programa Security Talks, on-line, transmitido semanalmente pelo canal do CT Segurança.
Dahan tem expertise na área de security, mas enxergou no compliance a oportunidade de crescer profissionalmente e conquistar o mercado internacional. Visionário, ele agregou o conhecimento adquirido na segurança e buscou profissionalização no compliance. A unificação de experiências deu tão certo que rendeu ao executivo o convite para gerenciar a área em âmbito global. Hoje, ele exerce a função na matriz da gigante japonesa, em Yokohama/ Japão.
Com a ascensão do mercado de segurança, as oportunidades profissionais no setor não param de crescer. O mercado evoluiu e, com o uso da Inteligência Artificial, passou a entregar indicadores valiosos para o crescimento dos negócios. Com isso, surgiu a necessidade de capacitação e novas posições de trabalho que podem render atuação internacional, dependendo do porte da empresa.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica (Abese), houve crescimento de 40% na procura pelas soluções eletrônicas impulsionada pelas novas demandas da Covid-19, nos meses de abril e maio/2020, comparado ao mesmo período do ano anterior. Por conta dessa procura, 65,2% das empresas não demitiram nenhum funcionário e 20,3% contrataram novos colaboradores.
O crescimento da área, seguido pela evolução tecnológica, abre um leque de oportunidades para os profissionais do setor. O investimento constante em profissionalização para que, quando a oportunidade chegar, ele esteja preparado é o passaporte para a ascensão na carreira e, possivelmente, os primeiros passos para crescimento no mercado internacional. Entre os desafios, Dahan citou a adaptação cultural com o país em questão, que exige flexibilidade para implementar possíveis adequações.
O especialista da Nissan compartilhou conosco dicas funcionais para se destacar e conquistar posições fora do país. Confira abaixo:
Querer é mais que sonhar!
Planejar e executar são as premissas básicas para alavancar a carreira. O profissional deve saber aonde quer chegar. Traçar um planejamento e investir em profissionalização é essencial. Os hobbies e a forma como se aproveita o tempo livre também podem ser direcionados para a meta.
Como você se vê daqui a cinco anos?
Faça essa pergunta constantemente, e, se necessário, execute ajustes que direcionarão para o objetivo.
Mostre ao gestor aonde você quer chegar
Corra atrás. Deixe claro quais são as expectativas profissionais na empresa. Se coloque à disposição. Diga que tem interesse e conhecimento para o cargo desejado. Se você não falar isso, a promoção pode até acontecer, mas o tempo pode não estar alinhado com as suas expectativas.
A oportunidade não tem data para chegar
A oportunidade não avisa o dia e nem a hora que vai aparecer. O investimento constante em profissionalização para que, quando ela chegar, o profissional esteja preparado é determinante para atingir a meta. O preparo constante é o passaporte para a ascensão profissional, seja na carreira nacional ou internacional.
Seja Assertivo!
Essa é uma dica técnica, porém bastante funcional. Entenda o negócio. Por exemplo, o monitoramento do perímetro de uma planta industrial da dimensão de uma siderúrgica exige investimento de milhões na construção de paredes e instalação de câmeras. Se o profissional identificar os pontos chaves da unidade, como o local de maior valor agregado ou passíveis de fraude e furtos, e proteger esses locais como ilhas seguras, ele terá maior eficiência com menos custo.
Acompanhe em nosso Blog dicas do setor e fique por dentro!