As soluções de videomonitoramento são compostas por equipamentos e tecnologias que evoluem constantemente e que por isso podem se tornar obsoletas rapidamente. Além disso, câmeras e sensores são equipamentos que vivem expostos às ações do tempo, clima e até mesmo de vandalismo. Por isso, é preciso que as empresas tomem medidas preventivas e corretivas para evitar o desperdício do investimento feito nos sistemas de monitoramento.
Pensando nisso, separamos nesse post algumas dicas de como contratar a manutenção de equipamentos de segurança e como esse tipo de serviço pode garantir o funcionamento adequado, uma maior longevidade do seu sistema de monitoramento e, consequentemente, uma economia a longo prazo para a área.
Faça manutenção preventiva
Por melhor que seja um sistema de monitoramento, pode acontecer que, ao longo do tempo, a qualidade da imagem comece a decair. Sujeira na lente ou na cúpula da câmera é algo que pode acontecer naturalmente e comprometer o monitoramento. Uma pequena falha como essa pode representar prejuízos imensuráveis para uma empresa.
Dessa forma, fazer a contratação de um serviço de manutenção preventiva pode certificar que a solução permanecerá fornecendo a mesma qualidade e desempenho do dia em que foi instalada. Ainda que não haja uma regra rígida, é importante que sejam realizadas visitas de prevenção em intervalos de 30 a 45 dias, de acordo com a necessidade de cada equipamento ou ambiente que a câmera está instalada. Em locais próximo ao mar, por exemplo, devido a alta oxidação é recomendável que a manutenção preventiva ocorra quinzenalmente.
Essas visitas de prevenção devem abranger desde a limpeza dos equipamentos a testes funcionamento, conexão e continuidade, além de realizar a troca de componentes em mau estado. Uma manutenção preventiva também envolve a verificação da integridade e logs de acesso do sistema que controla as câmeras.
Manutenção corretiva
Tanto quanto a manutenção preventiva, a manutenção corretiva também é essencial para garantir a segurança de uma empresa. Este tipo de serviço deve oferecer repostas rápidas e competentes para qualquer problema detectado pelo cliente.
Em geral, a empresa que realiza a manutenção deve iniciar o atendimento em até 6 horas, mas esse é um item que pode variar por contrato, por tipo de ocorrência, por equipamento e até pelo local da instalação. Caso a criticidade do ambiente onde houve a pane no equipamento seja muito alta, é também possível solicitar que seja feita a transferência de uma câmera de um local menos crítico para lá enquanto o reparo é realizado.
Invista em equipamentos de qualidade
Ainda que as manutenções preventiva e corretiva sejam essenciais para garantir a eficácia e durabilidade dos equipamentos do sistema de segurança, contratar produtos de qualidade e tecnologia de ponta também está diretamente relacionado com uma menor necessidade de manutenção e problemas.
Equipamentos de tecnologia de segurança mais qualificados oferecem um custo/benefício mais atraente, tendo em vista que os gastos com correções e consertos do sistema e equipamentos são bem menores.
Contrate tecnologia de segurança como serviço
Uma ótima alternativa para empresas que querem garantir a manutenção de seus sistemas de segurança, sem ter gastos excessivos e fora do previsto, é optar por modelos de contrato TSaS (Tecnologia de Segurança As a Service). Nesse tipo de serviço, o cliente está contratando o monitoramento do ambiente e não as câmeras. Logo, a empresa fornecedora garante o funcionamento equipamento, pois a manutenção preventiva e corretiva acaba sendo parte inerente do serviço.
Em um contrato de TSaS, a empresa que presta o serviço identifica que um equipamento não está funcionando adequadamente, muitas vezes, antes mesmo do cliente. Geralmente, os contratos prevem substituição imediata de equipamentos danificados enquanto o reparo está sendo realizado.
No Brasil, a Avantia é uma das principais referências em tecnologia de segurança, oferecendo equipamentos de última geração e modelos de contrato TSaS e Turn Key, que se adaptam às necessidades de cada cliente. Acesse: www.grupoavantia.com.br e saiba mais!