Como a tecnologia de monitoramento pode proporcionar uma visão 360º do negócio
Em tempos de pandemia e da necessidade de isolamento social, a tecnologia vem se mostrando fundamental para a gestão de negócios à distância. Mas mesmo antes do atual cenário, muitas empresas com grandes estruturas ou com unidades instaladas em várias regiões do País já enfrentavam o desafio de manter o padrão de qualidade de seus produtos, serviços e atendimento.
Diante desse cenário, a tecnologia de monitoramento se mostra uma grande aliada, não apenas no que diz respeito à segurança dos espaços, de ativos físicos, de colaboradores e clientes, mas por proporcionar uma visão 360° do negócio. A área de segurança de uma empresa está mais conectada aos outros departamentos do que se imagina. Vamos te mostrar de que forma isso acontece na prática.
Com ferramentas de monitoramento inteligente de imagens e som, uma companhia é capaz de acompanhar os processos em tempo real, seja a produtividade dos colaboradores, a quantidade de atendimentos por hora, o tempo de espera dos clientes em uma loja, o comportamento dos gestores em relação à equipe. De acordo com as informações obtidas e avaliadas, é possível rapidamente repensar estratégias e modificar planejamentos. Dessa forma, o risco de perdas por erros nos processos diminui consideravelmente.
Algumas das áreas da sua empresa que podem se beneficiar com informações levantadas por meio das ferramentas de monitoramento:
Segurança – A tecnologia garante a preservação do patrimônio (estrutura e ativos físicos) e segurança de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.
Recursos humanos e treinamento – Identifica padrões e tendências de comportamento dentro da empresa, possibilitando o planejamento de ações de gestão do pessoal.
Marketing – Bastante útil em redes varejistas, ajuda o gestor da área a verificar, por exemplo, se as peças de uma campanha de promoção foram colocadas nas lojas de todo o Brasil, sem a necessidade de se deslocar a cada uma das unidades.
Controle de qualidade – Fiscaliza o armazenamento e manuseio de produtos, comportamento de atendentes em relação aos clientes, tempo de espera de clientes nas lojas etc.
Jurídico – Fornece imagens para o departamento consultar ou imputar em processos.
Manutenção – Checa se equipamentos estão sendo utilizados e limpos corretamente, na periodicidade certa e pelas pessoas mais capacitadas para a função.
Para que haja sinergia entre todas as áreas, o profissional de segurança ganhou um papel importante no processo. Hoje, ele precisa ter um olhar estratégico e 360°, para que consiga direcionar as informações às áreas pertinentes. Além disso, a central de monitoramento de uma empresa precisa estar de portas abertas a todos os que têm necessidade de informação.
Isso é o que nós, da Avantia, buscamos proporcionar ao mercado: mais do que a segurança patrimonial e prevenção de acidentes, mas ferramentas estratégicas que garantam uma visão ampla e completa dos negócios.