fbpx

Cibersegurança na agenda ESG

22 Maio 2023 Segurança Cibernética

Com as recentes violações de segurança, como os ataques de ransomware a grandes empresas, consumidores de todos os perfis estão cada vez mais informados e preocupados sobre possíveis vulnerabilidades cibernéticas nas plataformas e sites com os quais se conectam e compartilham seus dados, o que trouxe luz ao tema cibersegurança dentro da agenda ESG das corporações. 

Entendendo melhor o ESG 

Certamente, o termo ESG já não é mais novidade para a maioria das empresas do mundo. A sigla vem das palavras em inglês Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG), que traduzida literalmente para o português significa Governança Ambiental, Social e Corporativa. 

A partir desses três pilares, organizações têm implementado ações que as tornam comprometidas com temas para os quais antes eram alheias. 

As práticas ESG ficaram tão relevantes  no mundo dos negócios que, em 2023, as empresas deverão apresentar um balanço da agenda, assim como fazem com relatórios financeiros. 

Leia também: ESG e o mundo corporativo.

Segurança Cibernética: pode ser uma preocupação da agenda ESG? 

A resposta é sim. Além de preocupações como anticorrupção,  qualidade da água e do solo e mudança climática, a segurança cibernética está subindo para o topo da agenda ESG. 

Há uma demanda por transparência sobre como as organizações usam e protegem a confidencialidade e a integridade dos dados pessoais de indivíduos comuns. 

As consequências de não proteger os dados do cliente podem variar de uma perda devastadora de ativos à “confiança” corroída entre a organização e seus clientes, funcionários e terceiros, provocando danos irreparáveis ​​à reputação da marca. 

A segurança cibernética é vista há muito tempo como um problema de TI. Entretanto, os efeitos de violações, uso nefasto e engenharia social vão muito além do alcance da tecnologia. Existem impactos sociais amplos, como roubo de identidade, riscos para grupos demográficos vulneráveis, exploração de grupos marginalizados e consequências de turbulências geopolíticas.

Adotar uma abordagem ESG para relatórios de segurança cibernética pode promover a confiança digital na organização do ponto de vista social, sem falar que, em médio e longo prazo, garante sustentabilidade ao negócio. 

A Avantia é uma das líderes em soluções de segurança eletrônica no país, possui uma equipe preparada para avaliar e ofertar tecnologias compatíveis com a necessidade de proteção de sua empresa e de seus colaboradores. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish