Por que vale a pena contar com este recurso em suas operações?
Contar com câmeras de videomonitoramento é uma ótima iniciativa para elevar o nível de segurança nos mais diversos locais. Contudo, qual o intuito de captar imagens em tempo real e não fazer o acompanhamento das ocorrências?
A central de monitoramento inteligente desempenha justamente esse papel: de monitorar e analisar imagens de câmeras, sensores, alarmes e sistemas de controle de acesso de forma rápida e eficiente.
Desta forma, é possível detectar, por meio de alertas, quando uma anomalia está prestes a acontecer ou está em andamento.
Principais funções de uma central de monitoramento
As centrais são soluções que unificam o recebimento de informações dos mais diversos dispositivos de vigilância, possibilitando:
- O processamento das informações recebidas;
- A análise de possíveis ameaças, identificando comportamentos anômalos;
- O acionamento de respostas aos incidentes ou medidas de segurança;
- Agilidade no atendimento de ocorrências, minimizando ou evitando impactos.
Central de monitoramento comum x central de monitoramento inteligente
Contar com uma central de monitoramento, seja ela própria ou terceirizada, é um iniciativa que faz a diferença no acompanhamento e na resposta às ocorrências. Contudo, quando a inteligência artificial torna-se aliada das centrais, a evolução é significativa.
A principal – e mais importante – diferença entre uma central comum e uma inteligente é a proatividade e a agilidade na detecção de não conformidades. Ao identificar uma situação fora do comum para os padrões pré-estabelecidos, o próprio sistema da central inteligente emite um alerta e indica a anomalia a ser verificada. Tudo isso em tempo real e sem a necessidade de ter um operador olhando o tempo todo para as imagens.
Vale destacar ainda o quanto a inteligência artificial contribui para aumentar a eficiência e a precisão das centrais. Exemplo disso são os falsos alarmes. É comum aos sistemas que não contam com inteligência artificial dispararem alertas para movimentos que não representam risco, como a presença de um animal, o movimento de uma planta ou até mesmo a chuva.
Com o uso de inteligência artificial, os algoritmos são programados para identificar as não conformidades e reconhecer se existe uma ameaça à segurança.
Pesquisa revela evolução na utilização de centrais inteligentes
A pesquisa Panorama 2024 – Tendências 2025, da Avantia, revelou um aumento na adoção de centrais de monitoramento inteligente: 73,2% das empresas pesquisadas contam com este recurso, seja ele próprio ou terceirizado.
Na pesquisa do ano anterior, o índice era de 41%, evidenciando que as organizações estão empenhadas em utilizar, cada vez mais, a tecnologia para facilitar e tornar mais eficientes os seus processos de segurança.
Vantagens
Contar com o suporte de uma central de monitoramento inteligente reúne inúmeras vantagens, entre elas:
- Favorece a tomada de decisão de forma rápida e precisa, já que agiliza a detecção das anomalias.
- Integra dados e informações em um único sistema, permitindo gestão, análise e mudança em protocolos de segurança de forma rápida, se necessário.
- Possibilita o acompanhamento de ocorrências em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Reduz o risco de intervenções desnecessárias (em caso de falso positivo).
A Avantia é especialista em integração de soluções tecnológicas para a área de segurança. Baixe o e-book gratuito e saiba mais sobre as centrais de monitoramento inteligente.