Empresa aposta em fornecimento de soluções integradas para apoio à vendas e criando ambiente de experiência do cliente, incluindo câmeras, painéis de LED e rede WIFI
A Avantia, uma das empresas líderes em tecnologia para segurança no Brasil – que completa 25 anos de trajetória – comemora também a entrada em novos projetos em concessionárias de veículos. Segundo especialistas, este mercado está em crescimento, rumo a um próximo nível, que já começou, com a chegada dos carros elétricos, autônomos ou movidos a hidrogênio verde.
Enquanto o mercado se adapta, a Avantia, com atuação nacional, se torna parceira das mais novas marcas do cenário automotivo, disponibilizando tecnologias de videomonitoramento inteligente para a detecção automática de eventos específicos, que vão desde porte de arma de fogo e tempo de permanência no local, até mesmo movimentações suspeitas nos arredores das lojas.
A Avantia também aplica os sistemas de imagem integrados aos painéis de LED e à rede WIFI apoiando as decisões que envolvem diretamente as vendas e comunicação com clientes.
Visão computacional na eficiência e segurança operacional
A utilização tradicional de imagens, que apenas possibilita a visualização ou gravação, já é uma prática que está ficando para trás, e não é diferente no mercado das montadoras e concessionárias. O uso de inteligência artificial aplicada nas câmeras tem ajudado desde o controle da operação, como na segurança de todas as revendedoras.
Para isso, a Avantia possui um portfólio de aplicações de IA de vídeo especialmente desenvolvidos para a atividade de segurança, sendo capazes de gerar alertas para a equipe de monitoramento sempre que eventos de risco específicos são detectados.
“Hoje todas as nossas soluções em videomonitoramento podem ser aplicadas para apoio à gestão de vendas, além de melhorar a percepção dos clientes aos produtos ofertados”, conta Mário Tranche, Líder do time comercial e de engenharia de soluções da Avantia. Inteligência artificial aplicada à coleta de dados, utilizando os dispositivos de imagem como base para este conceito. Todos esses recursos fazem parte do Avantia Vídeos Analíticos (AvVA) – uma suíte de aplicativos que realizam análise inteligente das imagens baseado em visão computacional. Esse analíticos podem ser aplicados em seu parque de câmeras analógicas através do software que funciona por uma nuvem.
Marketing personalizado para converter mais vendas
Depois de uma visita à ISG 2023, uma das principais feiras internacionais de mídia e painéis de LED, em Barcelona na Espanha, a Avantia disponibiliza, hoje, painéis de LED de ultra definição, um recurso substitutivo ou complementar à comunicação visual estática, uma experiência imersiva aos clientes, com uma finalidade altamente estratégica para o negócio.
“Trouxemos para o Brasil o que há de mais moderno no segmento, equipamentos que passam a integrar lojas, como as concessionárias, com foco altamente estratégico: de marketing personalizado para cada localidade e perfil de clientes”, conta Tranche.
Já a rede WIFI também é utilizada pela companhia em projetos desse mercado, para isso, fazem uso de redes homologadas e que seguem em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei n° 13.709/2018, promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, e a livre formação da personalidade de cada indivíduo.
“Utilizar a infraestrutura das comunicações sem fio é parte fundamental do projeto para entender o comportamento de clientes, por exemplo, a frequência ou a permanência nas lojas, a visita em mais de uma loja, indicativos que podem ajudar a entender a real intenção do consumidor e quais fatores podem ser essenciais para converter o interesse em venda”, revela o executivo. A ideia é usar a rede sem fio como um meio de ‘gestão de dados’ que permite entender o comportamento do cliente e, por meio desta análise, entregar comunicações mais direcionadas – dentro e fora das concessionárias.
De acordo com a Fenabrave, existem cerca de 7.300 concessionárias em 1.050 cidades do país, que concentram 315.000 empregos no Brasil, por isso, o Grupo Avantia que segue de olho em novos mercados, está de olho neste contexto para iniciar projetos ainda em 2023.
Matéria publicada na Revista Segurança Eletrônica