fbpx

Ataques cibernéticos mais comuns no Brasil

17 nov 2023 Segurança Cibernética

Confira os cibercrimes mais frequentes em empresas brasileiras e saiba como proteger seus dados

O avanço da tecnologia, assim como o desenvolvimento de aplicações inteligentes, agrega cada vez mais eficiência e praticidade às operações de empresas em diversos segmentos. No entanto, proporcionalmente aos benefícios gerados pela digitalização, a vulnerabilidade dos dados e os consequentes ataques cibernéticos também aumentaram.

Você sabe o que são ciberataques?

Ciberataques ou ataques cibernéticos são ações maliciosas executadas por grupos ou indivíduos a fim de invadir sistemas computacionais, com o propósito de corromper softwares, “sequestrar dados”, cometer fraudes, espionar e/ou roubar organizações, entre outros crimes.

Ataques cibernéticos a empresas

De acordo com dados do relatório anual The State of Ransomware, publicado pelo portal O Globo, quase 70% das empresas brasileiras foram vítimas de crimes cibernéticos em 2022, um crescimento de 13% em relação ao período anterior.

Segundo informações do Senado Federal, o Brasil é o segundo país do mundo que mais tem sofrido perdas econômicas advindas de ataques cibernéticos.

Veja mais aqui: País registra aumento de Ciberataque

Crimes cibernéticos mais frequentes no Brasil

Conhecer os ataques cibernéticos mais recorrentes no país é o primeiro passo para que as organizações possam se proteger contra as invasões. Por isso, destacamos a seguir os principais crimes cibernéticos identificados em 2023:

  • Malwares: são softwares maliciosos projetados para se infiltrarem em computadores e dispositivos móveis, com o objetivo principal de roubar as informações. A invasão pode ocorrer por meio de vírus, redes de conexão, programas e aplicativos baixados, entre outros.

Como se proteger: evite clicar em links e fazer downloads de arquivos desconhecidos. A instalação de um antivírus é altamente recomendada para a prevenção de Malwares.

  • Phishing: crime cibernético com foco em obter dados como senhas, números de cartões de créditos, acessos a e-mails, entre outras informações que, quando acessadas pelos malfeitores, podem levar pessoas físicas e jurídicas a grandes prejuízos financeiros.

Como se proteger: Fique atento a mensagens recebidas por e-mails, nas redes sociais, WhatsApp ou SMS, com links que possam direcionar a URLs maliciosas.

  • Negação de serviço (DDOS): tipo deciberataque responsável por causar sobrecargas em sistemas computacionais com o propósito de inutilizá-los ou torná-los indisponíveis para os usuários.

Como se proteger: Ataques do tipo DDOS são executados a partir da vulnerabilidade de segurança no projeto da rede. Assim, é fundamental contar com uma infraestrutura eficiente, além da implementação de filtros capazes de bloquear as solicitações indevidas nos servidores da empresa.

  • Ataques de injeção: consiste na inserção de códigos maliciosos que infectam sistemas ou aplicativos de bancos de dados, permitindo que criminosos acessem, alterem ou excluam dados.

Como se proteger: realize as devidas atualizações nos sistemas e aplicações da sua empresa. Um mecanismo de controle de acesso, que conceda permissões somente para usuários autorizados, também colabora para evitar ataques de injeção.

  • Ataques de senha: esse tipo de ataque tem o objetivo de violar senhas e nomes de usuários no ambiente digital, quebrando, adivinhando ou roubando a senha de forma maliciosa.

Como se proteger: reforce ou implante uma política de senhas na organização. É fundamental educar os colaboradores sobre a importância da proteção e definição de senhas complexas, conforme o regulamento estabelecido. 

Foi vítima de um ataque cibernético? Saiba o que fazer!

Caso a segurança dos seus dados tenha sido ameaçada ou perceba qualquer comportamento fora do padrão nos sistemas da empresa, comunique imediatamente à área de TI para que a falha seja avaliada e corrigida o mais breve possível. 

Se confirmado o ciberataque, reporte a ocorrência às autoridades competentes para que os autores sejam identificados e as devidas medidas sejam aplicadas.

Reforce a cibersegurança da sua empresa

Investir em estratégias de cibersegurança é essencial para garantir a privacidade de dados sensíveis. Conte com a Avantia para garantir a implementação de camadas adicionais de proteção aos sistemas da sua organização.

Fale com a nossa equipe e confira as soluções ideais para o seu modelo de negócio.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish