fbpx

A importância do investimento em tecnologia nos ambientes hospitalares

07 mar 2022 Áudio Alerta, Saúde, Tecnologia de Segurança

A exposição do ser humano a fatores patogênicos é o que chamamos de risco biológico. Ao entrar em contato com  microrganismos capazes de provocar e transmitir doenças, como vírus, bactérias, fungos e outros parasitas, nos tornamos suscetíveis à contaminação e é possível o desenvolvimento de doenças.  Todos os seres humanos estão expostos a esses agentes cotidianamente, porém, o risco aumenta ainda mais para profissionais, pacientes e acompanhantes que frequentam clínicas e hospitais, uma vez que  essas pessoas têm contato maior com fluidos corporais que carregam consigo agentes patogênicos. Entre eles, podemos citar o sangue e lixo hospitalar. Diante disso, o investimento em tecnologia nos ambientes hospitalares é imprescindível para auxiliar na diminuição de riscos. 

Veja também: Porque analítico de vídeo é a melhor solução para hospitais

Como o investimento em tecnologia nos ambientes hospitalares auxilia na prevenção de riscos?

A tecnologia pode nos ajudar em muitas áreas e, no caso da saúde, há algumas soluções pensadas especificamente para  evitar os riscos biológicos

Há analíticos de vídeo regidos por Inteligência Artificial que geram um alerta ao identificarem a falta de luvas, máscaras, óculos e demais equipamentos de uso obrigatório para exercício da profissão. É essa a função do monitoramento inteligente, uma vez que ele é responsável por garantir o controle sobre o uso correto de equipamentos em geral, assegurando a vida e integridade física de quem frequenta ambientes hospitalares.  

Confira: Como evitar ações trabalhistas por falta de uso de EPI

Investir em tecnologia em ambientes hospitalares auxilia, por exemplo, na manutenção do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde. O monitoramento inteligente da Avantia, por exemplo, permite que haja a rápida visualização no caso de alguém desrespeitar regras básicas de combate aos riscos biológicos, como o consumo de alimentos em ambientes estéreis, controles de acesso em laboratórios, higienização de salas, consultórios, centros cirúrgicos demais dependências do hospital.

A constante movimentação de pessoas em hospitais, clínicas e laboratórios dificulta a fiscalização de todos os corredores e ambientes de acesso exclusivo. Por esse motivo, o monitoramento inteligente é visto como uma solução eficiente na supervisão, também, do descarte correto de resíduos químicos, radioativos, instrumentos potencialmente infectados, entre outros.

É importante, além de garantir o  investimento em tecnologia nos ambientes hospitalares,  oferecer treinamento aos colaboradores, para que estejam a par das normas de segurança. A comunicação constante entre a equipe é vantajosa e a tecnologia oferece inúmeras ferramentas, plataformas e softwares que podem ajudar nesse processo. 

Confira: Tecnologia de segurança para área da saúde

Tratar das pessoas é ir além do convencional e a Avantia oferece o monitoramento inteligente para, entre outras coisas, proteger a saúde de todos. 

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish