fbpx

7 dicas de segurança

São inúmeros os desafios relacionados à segurança no cenário corporativo. Proteção de dados, invasões, acessos não autorizados, roubos e furtos, danos ao patrimônio causados por incêndios ou vazamentos, acidentes de trabalho, entre tantos outros.

Quando uma organização consegue avaliar os riscos que mais afetam a sua rotina e a continuidade de seus negócios, fica mais fácil elaborar um planejamento adequado de prevenção, controle e tratamento, bem como adquirir ou contratar soluções de sistemas de segurança.

Antes de tudo, planejamento

A evolução tecnológica tem permitido o surgimento de soluções cada vez mais específicas, sofisticadas e eficazes no segmento de segurança eletrônica. A escolha de dispositivos e sistemas de segurança adequados vai depender dos desafios e vulnerabilidades de cada cenário. Nesse sentido, planejamento é fundamental, incluindo:

  • Análise detalhada das ameaças;
  • Identificação de pontos críticos ou com potencial para não conformidades;
  • Avaliação da capacidade de crescimento e expansão, incorporando necessidades futuras no planejamento;
  • Levantamento das tecnologias de segurança mais apropriadas para o perfil de risco de sua empresa, considerando o presente, mas também a flexibilidade a longo prazo.

Esses são os primeiros passos para redução de ocorrências relacionadas à segurança patrimonial e dos colaboradores e, consequentemente, de custos com incidentes ou acidentes que poderiam ser previstos ou evitados.

Como investir de forma inteligente em sistemas de segurança

Após a fase de análise e planejamento, a integração entre as equipes afins será essencial para a aquisição das melhores soluções no que tange a serviços e sistemas de segurança.

Cada setor poderá contribuir com sua experiência e visão para que todos os pré-requisitos sejam atendidos e os melhores recursos sejam implementados.

Listamos a seguir 7 dicas para profissionais, especialmente das áreas de compras, tecnologia e segurança, levarem em consideração antes de adquirir soluções de proteção das pessoas e dos ativos da organização. Confira:

  1. Custo Total de Propriedade (TCO)

Esse conceito leva em conta não apenas o valor inicial da compra, mas também os demais custos que envolvem a operação dos produtos e serviços.

Exemplos disso são manutenção, suporte, atualizações, contratação de pessoal e operação ao longo do tempo, nunca esquecendo de considerar a vida útil dos ativos.

  1. Retorno sobre o Investimento (ROI)

Trata-se de um índice que mostra a relação entre valor investido em um projeto e os lucros ou prejuízos decorrentes do mesmo.

No caso de investimentos em segurança eletrônica, primeiramente é importante que estejam alinhados aos objetivos globais do negócio.

É imprescindível também analisar os benefícios que a implementação das soluções trará, como redução de perdas, prevenção de incidentes e melhorias nos processos.

  1. Escalabilidade e Flexibilidade

As possibilidades de expansão e adaptação, em caso de crescimento ou mudanças na organização, também precisam ser avaliadas no momento da aquisição de serviços e sistemas de segurança.

Há soluções cujo investimento necessário é menor. Contudo, vale avaliar se elas não são limitadas, podendo se tornar obsoletas rapidamente.

  1. Interoperabilidade e Integração

É muito comum as empresas contarem com sistemas legados em seus ativos. Portanto, procure avaliar a capacidade de integração do sistema de segurança com outras tecnologias já existentes na organização.

Há excelentes soluções no mercado, mas que podem ser limitadas, comprometendo a eficácia operacional do projeto.

  1. Suporte técnico e manutenção

Antes de contratar o seu fornecedor, é fundamental considerar a qualidade e disponibilidade do suporte técnico, bem como os planos de manutenção preventiva e corretiva.

Outra grande vantagem é validar o fornecedor que tenha estabelecido SLAs (Acordos de Nível de Serviço). Esses tipos de acordos, quando oferecidos, estabelecem critérios de uso e garantem níveis de desempenho das soluções contratadas, bem como sanções que podem ser aplicadas em caso de descumprimento por uma das partes.

  1. Conformidade e Regulamentações

Devem ser priorizadas soluções que garantam conformidade legal, atendendo a todas as normas, regulamentos e padrões aplicáveis ao setor de atuação da empresa.

  1. Histórico do fornecedor

Não acelere o processo de buscar um fornecedor com experiência de mercado. Procure conhecer a história, cases de sucesso, clientes atendidos e soluções oferecidas.

Observe se o fornecedor demonstra organização e conhecimento em todas as etapas do processo.

Ao considerar esses fatores, sua organização tomará decisões mais assertivas no momento da aquisição de sistemas de segurança eletrônica. E lembre-se: o melhor custo-benefício é aquele que está alinhado com as necessidades e estratégias do seu negócio. 

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish