Carnaval 2019 deve bater recordes de público nas principais capitais brasileiras – atenção redobrada para segurança
Festa mais popular do Brasil, o Carnaval tem se expandido cada vez mais pelas cidades. Em São Paulo, por exemplo, o Carnaval de rua cresceu nos últimos anos e só em 2018, reuniu 9 milhões de foliões na capital. Já em Belo Horizonte, a expectativa para 2019 é a de um público 20% maior – São 590 blocos já cadastrados, aumento de 40% em relação ao ano passado. No Nordeste, a festa segue em alta: em Salvador, são esperados 800 mil turistas apenas durante o Carnaval, sendo 403 mil do interior da Bahia e 267 mil de outros estados.
Em contrapartida, paralelamente ao crescimento da festa e do público, aumenta também a onda de crimes. No Rio de Janeiro, cidade que abriga o maior carnaval do mundo, a média de registros em dias normais costuma ser de 25, mas neste período pode chegar a 200. O centro do Rio é a região que tem a terceira maior concentração de blocos e, de acordo com a Polícia Civil, nestes dias a delegacia responsável pela área tem um aumento de quase 700% em ocorrências relacionadas a roubos e furtos.
Em 2019, o Pré-Carnaval de rua em São Paulo já registrou aproximadamente 600 boletins de ocorrência de crimes em três dias de folia na capital – entre eles, roubo de celular e documentos, estelionato e assédio sexual. No ano passado, a polícia recebeu quase 2 mil denúncias de roubo e furtos de celulares nos blocos da capital paulista, cerca de 263% a mais que o ano anterior.
Mesmo com operações policiais aplicadas para o período, é importante estar atento para aproveitar a folia sem preocupações e prejuízos. Confira a seguir 10 importantes dicas de segurança para passar o Carnaval com tranquilidade:
- Trace um plano para o seu dia, dos locais que pretende passar e como vai se locomover. Mantenha-se informado sobre a região, bloqueios, maior número de pessoas, entre outros. Marque pontos de reencontro caso esteja em grupo.
- Leve apenas o necessário para a folia. Se levar o celular, mantenha-o sempre dentro da roupa, junto ao corpo e evite exibi-lo em meio às multidões. Tenha consigo documentos de identificação, carteira de convênio (se tiver) e dinheiro em espécie em pequena quantidade, apenas para consumo no dia. Deixe cartões em casa — a época é ‘ideal’ para golpes.
- Lembre-se da festa: Não beba em excesso e não dirija depois de ingerir bebidas alcoólicas.
- Não aceite bebida de pessoas desconhecidas.
- Caso presencie brigas ou confusões, mantenha distância. Preste atenção em saídas de emergência e vias de fuga. Se vir algo suspeito, informe alguma autoridade devidamente identificada.
Não deixe um deslize estragar sua festa.
- Evite transitar em ruas e vias escuras e com pouco movimento. A aglomeração pode levar aos furtos, mas estes locais a esmo são propícios para ação de pessoas mal-intencionadas.
- Tome cuidado com esbarrões e empurrões. A princípio, eles podem parecer acidentais, mas muitos são brechas para golpes, ataques e roubos.
- Tenha atenção especial com crianças. Uma boa alternativa é identificá-las com etiquetas que constam nomes e contato dos pais. Em todo caso, redobre a atenção com os pequenos.
- Fique atento às pessoas que estão ao seu redor. Caso sinta-se perseguido, comunique um policial ou segurança.
- Se estiver de carro e um incidente ocorrer, como pneu furado por exemplo, procure um local seguro e mais movimentado para realizar a troca. Se for deixar o veículo estacionado na rua, não deixe bolsas e objetos eletrônicos à mostra, chamando a atenção dos bandidos.
Para auxiliar o trabalho das autoridades na ação em ocorrências deste tipo durante o Carnaval, a tecnologia se tornou uma grande aliada. O monitoramento de segurança inteligente, que conta com analíticos de vídeo integrados, permite o reconhecimento facial de suspeitos, detecção de aglomeração e abuso de permanência. Outro recurso que as cidades podem recorrer é o Áudio Alerta, que eleva a eficiência dos sistemas de segurança utilizando sensores de áudio para monitorar perímetros urbanos e detectar rapidamente eventos como tiros, batidas, explosões e quedas.
Quero saber mais!
Encontre a opção ideal de monitoramento para sua empresa. Entre em contato com a Avantia.