Avantia lança relatório do mercado de segurança eletrônica. Pesquisa aponta inovações trazidas pela era digital, com destaque para inteligência artificial e outras tecnologias utilizadas na proteção de pessoas e patrimônios
A Avantia lançou, em dezembro, a terceira edição do relatório Panorama 2024 e Tendências 2025. A pesquisa apresenta as principais iniciativas das organizações no pilar da segurança eletrônica, evidenciando melhorias e projeções na área.
O avanço das aplicações de inteligência artificial é o destaque do relatório, que mostra como as empresas têm adotado a tecnologia em busca de mais segurança, autonomia e agilidade em seus processos. Cerca de 32% das empresas pesquisadas pela Avantia investiram em soluções de IA nos últimos 12 meses. Outras 62,7% planejam aumentar o uso dessa tecnologia para agilizar os processos de segurança, como a automatização de processos (38,8%) e videomonitoramento (32,8%).
Os sistemas de controle de acesso também utilizam recursos de IA para entregar mais segurança, aliando precisão e eficiência nesse processo, cujo aumento das aplicações pode ser percebido nas organizações. A biometria é o sistema mais utilizado para essa gestão, sendo apontada por 50,8% das empresas entrevistadas. A ABESE já havia apontado os sistemas de reconhecimento facial como uma das tendências para controle de acesso que deve impulsionar o crescimento do setor.
Outra área que contou com investimentos por parte das organizações foi a central de monitoramento. A modernização incluiu recursos de inteligência artificial, proporcionando mais efetividade à detecção e prevenção de ameaças. No relatório de 2024, 73,2% das empresas pesquisadas declararam que utilizam sistemas inteligentes em suas centrais. Em 2023, o percentual era de 41%, representando um aumento de quase 80% nesse tipo de aplicação.
O crescimento das possibilidades oferecidas pela inteligência artificial vem sendo apontado em diversas outras pesquisas de mercado, a exemplo dos dados da ‘The state of AI in early 2024: gen AI adoption spikes and starts to generate value’, da consultoria McKinsey. O estudo destaca que a IA está cada vez mais presente em dispositivos e soluções em todas as áreas, assim como o interesse das empresas pelo uso da mesma. Em 2024, pelo menos 72% das organizações do mundo já tinham adotado pelo menos uma ferramenta com inteligência artificial, contra 55% em 2023.
Gestão de segurança
O relatório da Avantia mostrou também que as organizações estão avançando na gestão de segurança como um todo. A adoção de recursos de segurança eletrônica para proteção de pessoas e patrimônios ainda é destaque, sendo apontada por mais de 60% dos pesquisados como uma das alternativas para prevenir incidentes e prejuízos.
Entretanto, estratégias e ferramentas para prevenir perdas e gerenciar riscos, bem como para maximizar a segurança da informação e cibernética apresentaram alta considerável em relação aos percentuais da pesquisa de 2023. Prevenção de perdas e gerenciamento de riscos fazem parte das iniciativas de 44,8% das empresas (alta de 43,4 pontos percentuais em relação a pesquisa de 2023), enquanto segurança da informação e cibersegurança estão no rol de 37,3% das organizações (53% a mais do que em 2023).
O relatório Panorama 2024 e Tendências 2025 é uma produção da Avantia, empresa líder em segurança eletrônica no Brasil. Para ter acesso à pesquisa completa e obter um overview das iniciativas, visão e projeções de empresas dos mais diversos segmentos sobre a segurança eletrônica e as soluções que permitem a proteção de patrimônios e pessoas, basta CLICAR AQUI, acessar a landing page e baixar gratuitamente.