Quando você pensa em recursos para aumentar a segurança de sua empresa, condomínio ou indústria, no que você pensa? Certamente a câmera de monitoramento é uma delas. E, para que isso ocorra de forma ainda mais eficaz, nada melhor do que optar por sistemas CFTV IP.
O que são sistemas CFTV IP
A sigla CFTV significa Circuito Fechado de Televisão e consiste em um sistema de monitoramento com câmeras totalmente digitalizado. Já IP é um termo em inglês – Internet Protocol – e tem relação com os protocolos de comunicação entre os dispositivos e também com o número de identificação do aparelho conectado à internet.
Um sistema CFTV IP conta, de modo geral, com os seguintes componentes: câmeras IP (dispositivos digitais que captam e transmitem imagens, vídeos e áudio via rede, como internet, LAN ou intranet), meio de transmissão das imagens geradas e equipamento de gravação e visualização dessas imagens.
Podem ser aplicados em projetos e ambientes de todos os portes, oferecendo praticidade, qualidade e alta performance.
Como funcionam
Um Circuito Fechado de Televisão com câmeras IP funciona em um sistema de rede. Desta forma, consegue enviar e receber dados, que, neste caso, são as imagens capturadas. Elas são enviadas para uma base de gerenciamento, que pode ser um aparelho NVR (Network Video Recorder) ou armazenadas na nuvem, podendo ser visualizadas remotamente.
Vantagens de um CFTV IP
Uma das principais vantagens desses sistemas CFTV IP é a garantia de imagens de alta resolução. O envio de imagens ocorre sem perda de qualidade. Confira outros benefícios:
- Acesso em tempo real, mesmo que remotamente, às imagens;
- Fácil instalação e manutenção;
- Redução na quantidade de câmeras necessárias, uma vez que as câmeras IP fornecem imagem panorâmica de 360 graus e zoom sem perda da qualidade da resolução;
- Possibilidade de utilização do sistema de rede já existente;
- Equipamentos de alta durabilidade;
- Áudio integrado, gravando sons do ambiente. Alguns modelos de câmeras IP possuem áudio bidirecional, que, se integrado a alto-falantes, podem transmitir mensagens previamente gravadas.
- Possibilidade de escalabilidade – instalação de mais câmeras – sem prejuízos na qualidade do que já foi implementado.
Analíticos de vídeo garantem melhores resultados
Para garantir ainda mais segurança aos ambientes monitorados pelo sistema CFTV IP, os analíticos de vídeo podem ser aplicados às imagens das câmeras, permitindo análises em tempo real.
Desta forma, comportamentos e padrões considerados suspeitos podem ser identificados de forma automática. Confira alguns exemplos:
- Detecção de pessoas em áreas não autorizadas;
- Linhas virtuais podem ser traçadas para delimitar perímetros;
- Contagem de pessoas, garantindo o limite em determinados espaços;
- Objetos podem ser identificados, seja quando forem deixados em local proibido ou retirados de algum espaço seguro.
O sistema é capaz, ainda, de enviar alertas quando houver um fluxo fora do comum nos ambientes, que podem ser vistos em uma central de monitoramento ou até mesmo acionar alarmes em dispositivos móveis de pessoas-chave previamente autorizadas.
Como garantir sucesso no projeto do seu sistema CFTV IP
É fundamental ter em mente os objetivos da implementação do sistema CFTV IP. Com essa informação em mãos, busque fornecedores que possam dar uma consultoria inicial e fazer um diagnóstico para elaboração de um projeto adequado às necessidades identificadas.
Além disso, contar com um fornecedor que tenha expertise na implementação completa do projeto, incluindo fornecimento dos equipamentos, instalação e suporte técnico, é uma forma de garantir mais comodidade e segurança para você e sua empresa.
Quer saber como a Avantia pode contribuir com seu projeto de CFTV IP? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.