fbpx

As bodycams na segurança eletrônica

31 ago 2023 Tecnologia de Segurança

No Brasil, os benefícios das bodycams passaram a ser experienciados pelo mercado de segurança eletrônica, com maior notoriedade, em meados de 2018, quando a tecnologia passou a integrar os uniformes de profissionais do serviço público e privado.

Os dispositivos são uma evolução das dashcams (câmeras de painel, em inglês), utilizadas desde os anos 1980, pela polícia dos Estados Unidos, no vidro frontal dos veículos.

No entanto, diferente das dashcams, as bodycams podem ser acopladas facilmente aos uniformes dos agentes, apoiando o monitoramento no setor público e também em empresas privadas nas áreas da saúde, transporte, varejo, indústria, construção civil, entre outros segmentos.

Tecnologias e benefícios das bodycams

Um dos grandes diferenciais das bodycams, um recurso inovador abarcado pela segurança eletrônica, é a capacidade de integração com sistemas complexos de monitoramento, incluindo aplicações de inteligência artificial.

Assim, além da possibilidade de captação de imagens em alta qualidade (full HD), os dispositivos podem ser associados a softwares de visão computacional, que permitem a combinação de voz, vídeo e dados para análises ainda mais abrangentes. Confira outros benefícios das bodycams:

  • Monitoramento em tempo real: A partir de uma central, é possível acompanhar e analisar os conteúdos ao vivo, de forma individualizada.
  • Armazenamento em nuvem: As bodycams podem contar com o armazenamento em nuvem (backups das gravações) e criptografia de dados, mitigando as possibilidades de violação das imagens.
  • Geolocalização: Sistemas de geolocalização adicionados aos dispositivos permitem identificar precisamente a localização dos profissionais de defesa.
  • Conectividade: Com a implementação da tecnologia 5g, as imagens captadas pelas bodycams podem ser transmitidas às centrais com ainda mais velocidade e menor latência, independente de quantos usuários estejam conectados na rede.
  • Leitura de placas veiculares: A integração com bancos de dados e sistemas abarcados por IA permitem a leitura e a identificação de placas veiculares por meio das imagens geradas pelas bodycams.

O impacto das bodycams na segurança pública e privada

A utilização das câmeras corporais é recomendada pelo Manual de Prevenção e Combate à Tortura e Maus-tratos para Audiência de Custódia, elaborado pelo Conselho Nacional de Justica (CNJ) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), visando zelar pela transparência dos processos judiciais.

De acordo com um estudo realizado pela PUC-Rio, a adoção das bodycams resultou em uma queda de até 61,2% no uso de força pelos agentes de segurança, em Santa Catarina. No estado de São Paulo, cujo investimento para compra das câmeras corporais foi de, aproximadamente, R$ 165 milhões, essa redução foi de 80% nas unidades contempladas com o equipamento, segundo o levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Além do setor público, empresas das áreas de transportes metroviários e ferroviários, aeroportos, escolas, administradoras de condomínios e grandes eventos escalam a incorporação de bodycams para apoiar as ações de vigilância, controle de acesso e monitoramento de suas operações.

Câmeras nos olhos

Superando os benefícios das bodycams, autoridades e empresas especializadas estudam a aplicação de óculos inteligentes como uma nova ferramenta tecnológica para apoiar a área de segurança eletrônica.

Entre os destaques do novo gadget está a possibilidade de integração com múltiplos sensores, GPS, sistemas biométricos, cruzamento com banco de dados, entre outros softwares.

Quer saber mais sobre como as câmeras corporais podem beneficiar a gestão de segurança da sua empresa? Fale com os nossos consultores e confira como implementar de forma personalizada e efetiva para sua necessidade.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish