fbpx

ChatGPT: aplicações de IA na segurança

20 mar 2023 Tecnologia de Segurança

Conheça mais sobre a nova ferramenta e os efeitos da IA na segurança eletrônica e em outros segmentos empresariais

Há pouco tempo, a remota possibilidade de contar com aplicativos capazes de produzir relatórios, compreender e seguir padrões de forma automatizada era considerada uma utopia. Hoje, o ChatGPT solidifica a evolução da inteligência artificial no mercado, com aplicações aptas a executar até tarefas com altos níveis de complexidade.

O que é o ChatGPT?

Para quem ainda não conhece bem a ferramenta, trata-se de uma plataforma baseada em deep learning (aprendizagem profunda) que, a partir de um algoritmo apoiado em redes neurais, processa os dados com uma estrutura inspirada no funcionamento do cérebro humano. Dessa forma, o software consegue absorver contextos, responder às solicitações e promover diálogos de maneira precisa.

A aplicação, desenvolvida pela empresa norte-americana OpenAI — que leva o nome de Elon Musk como um de seus fundadores, pode ter suas capacidades ampliadas por meio de APIs de integração com outros serviços e programas como Word e WhatsApp Business.

Inteligência artificial para empresas

O ChatGPT ganhou relevância por suas características inovadoras e os possíveis impactos da ferramenta no mercado de trabalho, considerando a possibilidade da aplicação assumir o protagonismo em áreas como atendimento, segurança, produção de textos.

No entanto, a maior probabilidade é que, assim como os outros recursos de inteligência artificial que o precederam, o bot seja utilizado para apoiar as operações estratégicas de empresas e profissionais.

Aplicações de inteligência artificial na segurança

Com a crescente onda de ataques cibernéticos, a IA tem sido um dos recursos mais adotados para proteção de dados, especialmente em plataformas de internet banking, uma vez que a ferramenta é capaz de identificar tentativas de invasões aos sistemas com mais velocidade e ainda criar mecanismos de defesa, evitando que golpes semelhantes se repitam.

As aplicações de inteligência artificial na segurança não se restringem ao ambiente digital, mas também são eficientes na integração de sistemas físicos de vigilância, com analíticos de vídeo, compreensão de padrões e monitoramento de processos. Segundo um levantamento realizado pela Avantia — empresa especialista em tecnologia para a área de segurança eletrônica, em novembro de 2022, com aproximadamente 50 empresas do mercado brasileiro, 24,5% das organizações informaram já possuir uma central de monitoramento própria, com recursos de IA e 34% das entrevistadas pretendem investir, ainda este ano, em inteligência artificial para otimizar os dispositivos de segurança.

ChatGPT na segurança eletrônica

São muitos os debates acerca da tecnologia que compõe o ChatGPT, no entanto, vale destacar que a ferramenta ainda tem muito a ser explorada pelos segmentos e no setor de segurança eletrônica não é diferente. Os recursos conversacionais do software podem ser acoplados em sistemas de vigilância remota, por exemplo, assim como a capacidade de compreensão e síntese do programa devem servir para entregar tendências e soluções diferenciadas para os próximos anos.

A Avantia, que integra projetos de tecnologia baseados em inteligência artificial, destaca a importância de pesquisas para implantação dos recursos de IA em operações de segurança. A empresa investe em um centro de inovação e desenvolvimento próprio, o Avantia Labs, situado no Porto Digital de Recife, um dos principais polos tecnológicos do Brasil.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish