Projeto reduziu 40% os custos de suas plantas e amplia detecção de ocorrências na indústria, logo deve ganhar uma central de monitoramento integrada
O sistema de monitoramento inteligente permite uma visão do todo em uma empresa e pode ser usado desde o controle para segurança dos trabalhadores nas indústrias até na gestão da produção e otimização dos recursos nas unidades. Foi pensando nisso que a Gerdau, maior produtora brasileira de aço, contratou a Avantia (www.avantia.com.br) – uma das líderes em segurança eletrônica no Brasil, em 2014, para um projeto de monitoramento de câmeras de segurança, para segurança empresarial. Desde então, a Avantia faz parte de um seleto grupo de empresas que presta serviço de forma corporativa, atendendo à maior parte das regionais, e atua como uma central de inteligência na análise da segurança empresarial com o objetivo de atender as necessidades de security, com as câmeras de perímetro para controle de material, contra roubos e invasão; e safety, para a segurança dos colaboradores. Na área de serviço, cuida dos processos dentro da indústria, através de algoritmos de Inteligência Artificial em suas câmeras de segurança. Com o projeto, os custos com monitoramento caíram mais de 40% e a produtividade cresceu.
Segundo Maurício Ciaccio, sócio e Diretor Comercial da Avantia, a empresa vem investindo na criação de produtos e soluções digitais para melhorias dentro da Gerdau. “Nosso braço de soluções digitais, a WeSafer, desenvolveu analíticos de vídeo customizados para as necessidades da Gerdau. Com estas soluções, é possível ter uma visão de muitos espaços da empresa, e atuar como segurança patrimonial e controle sobre os trabalhadores”, explica.
A curto prazo, a companhia estuda estender a parceria com a Avantia e já planeja um novo projeto: a criação de uma central de monitoramento integrada (CMI). “A ideia é implantar algo semelhante ao que temos em Recife, porém com um leque muito maior. Essa central deve ser suportada por analíticos, sensores e softwares adequados para dar uma visão mais ampla das 12 mil câmeras e, assim, fazer um gerenciamento do parque de uma forma mais eficiente”, conclui Marcio Ailto Barbieri Homem, gerente corporativo da Gerdau.
Leia a matéria completa