fbpx

O que é Inteligência Artificial Generativa?

21 fev 2022 Tecnologia de Segurança

A Inteligência Artificial (IA) é um mecanismo com capacidade de replicar as ações do ser humano para executar determinadas tarefas. Quando aplicada a equipamentos eletrônicos, potencializa os benefícios e resultados de qualquer projeto. Uma das técnicas mais poderosas nesse contexto é a Inteligência Artificial Generativa, tecnologia que baseia-se em dados existentes, como textos, áudios e imagens para produzir um conteúdo novo.

Confira também: Inteligência artificial aplicada a segurança eletrônica

Ou seja, as máquinas são programadas para, de forma automática, aprenderem padrões por trás de problemas, via algoritmos e, em seguida, criar dados similares àqueles que foram apresentados. A criação de códigos de software, simplificação no desenvolvimento de medicamentos e realização de marketing direcionado são algumas das inúmeras possibilidades da Inteligência Artificial Generativa.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descreve essa inovação como uma das maiores novas tecnologias de segurança da última década, uma vez que permite que computadores aprendam automaticamente o modelo e o utilizem para gerar conteúdos semelhantes, porém mais modernos.

Quais são as aplicações da Inteligência Artificial Generativa?
Um dos sistemas da Inteligência Artificial Generativa são as redes adversárias generativas (GANs, na sigla em inglês), baseadas em duas redes neurais que competem entre si: a geradora e a discriminadora. A geradora é responsável por criar o novo conteúdo a partir dos dados que já existem, enquanto a discriminadora avalia sua autenticidade, encontrando as diferenças entre as amostras existentes e as novas.

Veja abaixo algumas das funcionalidades dessa nova tecnologia de segurança:

Segurança Cibernética: GANs são muito úteis para a segurança cibernética, tendo em vista que podem identificar dados falsos e outros tipos de operações fraudulentas. A partir do uso dessa ferramenta, é possível acionar mecanismos de defesa para eliminar ameaças.

Filtros de idade: mostram como seriam os rostos das pessoas se elas fossem mais jovens ou como se parecerão quando envelhecerem. 

Visão frontal do rosto: é capaz de gerar imagens frontais do rosto de alguém a partir de fotos tiradas de outros ângulos, como uma foto de perfil, por exemplo.

Transformação de texto em imagem: produz fotos realísticas a partir de textos descritivos.

Resolução de filmes: aprimora a qualidade da imagem de vídeos e filmes antigos.

Saúde: A Inteligência Artificial Generativa também possibilita a identificação precoce de doenças em potencial, e ajuda a desenvolver tratamentos eficazes. É possível, por exemplo, computar diferentes ângulos de uma imagem de raio-x para visualizar a possível expansão de um tumor.

As redes adversárias generativas estão se tornando o foco principal da inteligência artificial. As novas tecnologias de segurança tendem a crescer e as técnicas de design generativas ainda irão fazer parte de diversas profissões ao redor do mundo. A Avantia está sempre atenta aos avanços tecnológicos para oferecer as soluções mais inovadoras do mercado.

Assine nossa newsletter

EnglishPortugueseSpanish