Conheça a metodologia conhecida como BRP e a inclua em seu planejamento estratégico contra riscos.
BRP, ou Business Risks Prevention, é uma metodologia pensada e desenvolvida para que os executivos tenham um olhar cuidadoso a respeito dos riscos e suas possibilidades para uma organização.
Assim como atender aos objetivos de lucro, diminuição de turnover, garantia de qualidade aos produtos, aumentar engajamento dos colaboradores e promover consciência e cultura preventiva, a metodologia contribui para a desenvoltura da empresa e seus resultados.
O papel do BRP é levar informações e possíveis riscos para a alta cadeia da empresa, contribuindo nas decisões para melhor compreensão do cenário empresarial como um todo.
Atuando na continuidade do negócio e na prevenção das perdas, a metodologia deve ser considerada como um investimento que trará retornos positivos para a empresa.
Conheça os meios para aplicar a BRP e o tempo certo
Cada gestor, dentro de suas áreas, tem como responsabilidade alguns subsistemas reativos e o uso de tecnologias como CFTV, controle de acessos, alarmes, banco de dados, SAP, ajudam para o acesso às inconformidades.
Sobre o momento certo para iniciar a sua aplicação, podemos usar a expressão “para ontem”, se o objetivo for agregar valor e diminuir os possíveis riscos e danos para o negócio.
Como a tecnologia auxilia a BRP
Geralmente, os equipamentos e sistemas reativos que as empresas já têm, utilizam os dados para fins como investigações e levantamentos, entretanto, o trabalho é pouco ou quase nada preventivo.
As tecnologias deveriam ser utilizadas como um plus juntamente a metodologia aplicada e ao trabalho humano, pois um não anula a função do outro.
O ponto positivo de já possuir ativos tecnológicos é que tudo é adaptável e aproveitável com a mesma finalidade: melhorar os processos e desempenho da empresa em geral.
A tecnologia pode cuidar dos processos mais críticos e agrega em diversas áreas, como:
- Qualidade;
- Meio ambiente;
- Manutenção,
- Safety.
Tudo o que está incluso na metodologia do BRP será mais bem aproveitado com o uso correto e indicado dessas ferramentas a partir de um propósito.
Nota de esclarecimento
Quando trabalhamos com IA, temos que programar a “não conformidade”, assim como o trabalho humano, para ela detectar. Dentro disso, encontramos 2 cenários:
1 – A probabilidade de uma mesma atividade ser feita de maneiras diferentes.
A partir de um procedimento padrão que deve ser seguido, pode haver outras formas de resolução para o mesmo fim, de acordo com eventuais situações.
2 – A não conformidade
Quando ocorre um erro na cadeia de processos.
Ambas as situações, são muito comuns e métodos como a BRP auxiliam nessas questões e em muitas outras.
As vantagens
A prática da metodologia BRP, traz destaque ao departamento de segurança, além de fornecer dados e fatos para os responsáveis. Contribui com a política de prevenção já existente na empresa; oferece uma posição estratégica; os riscos e possíveis erros passam a ser mais perceptíveis; menos perda e mais lucro, oferece a oportunidade de ampliação de horizontes dentro da corporação.
A média de empresas que já utilizam esse tipo de metodologia, hoje em dia é baixa. A realidade apresenta empresas que atuam com foco pouco estratégica.
De uma maneira geral, os métodos, equipamentos e tecnologias bons e úteis são aqueles que ajudam a empresa a se manter organizada, alinhada, com bons resultados e que auxiliem nos lucros, evitando qualquer tipo de danos ou perdas. Agradecemos pela participação de Jorge Custódio, Business Security Manager da Piracanjuba, pelos ensinamentos que transmitiu em sua participação no Security Talks.
Para assistir na íntegra, acesse: