Descubra quais são os benefícios da gestão de informações para a sua empresa.
Dados são patrimônios que, se constantemente administrados pela empresa, geram praticidade e otimização de operações, podendo se tornar um diferencial. O conjunto de informações corporativas devem ser reunidos de forma organizada, protegida e, ao mesmo tempo, acessível.
Apesar do avanço da tecnologia, os dados empresariais não recebem o tratamento apropriado, continuando dispersos entre papéis, check-lists e planilhas, o que pode ser facilmente extraviado.
Toda empresa acumula dados, porém não basta os relatórios existirem se os gestores têm dificuldade de encontrá-los ou se não tiverem nenhuma finalidade. Sem análise adequada, haverá desprezo de informações. A ausência de elementos pode dificultar na tomada de decisões, levando o responsável a fazer escolhas equivocadas, o que pode causar prejuízos.
O tratamento dos dados proporciona mais segurança e evita expor a organização a riscos, pois enriquece e detém o conhecimento, diminuindo a vulnerabilidade e gerando decisões mais assertivas. Se utilizados com inteligência, ganham visibilidade e alcançam a estratégia de negócios desejada.
Portanto, como benefícios do tratamento de dados, podemos citar:
- Otimização de operações: com dados devidamente tratados, os processos empresariais se tornam mais práticos e ágeis, evitando etapas desnecessárias.
- Aprimoramento de comunicação: é possível descartar informações irrelevantes e aperfeiçoar as estratégias do negócio ao coletar apenas os dados essenciais.
- Tomada de decisões rápidas e assertivas: gerando maior confiança aos gestores, o tratamento de informações enriquece o conhecimento.
- Elevação da segurança: o tratamento de dados reduz riscos e diminui a vulnerabilidade ao se adequar aos padrões da empresa.
Indicação de leitura: LGPD no cenário da segurança eletrônica
A LGPD permite que as empresas usem os dados pessoais dos seus empregados e prestadores de serviços para execução de processos internos. Tendo aplicações em diversas situações do dia a dia, os dados armazenados podem ser integrados ao controle de acesso da sua empresa, aumentando a segurança da instituição. Por exemplo, se houver um colaborador com documentação atrasada ou inválida no software, você poderá programar seu sistema para bloquear a entrada do mesmo. Dessa forma, o indivíduo terá passagem proibida sem necessidade de acionar o setor de RH.
Para estar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a Avantia implementou diversas políticas institucionais. Entre as ações determinadas pela companhia, ressalta-se a separação da rede de videomonitoramento e da rede da própria Avantia. Ou seja, as imagens não ficam gravadas na infraestrutura da empresa e documentos confidenciais possuem acessos restritos. Em consequência, colaboradores que atuam nesse ambiente são vetados do porte de celular ou outros dispositivos de gravação.
Leia também: Saiba como administrar o grande volume de dados do Avantia Monitoring Services.
Este assunto foi interessante para você?
Entre em contato conosco para otimizar a sua segurança, com inteligência!