Investir nessa estratégia é essencial para o sucesso da sua empresa.
Tradicionalmente, quando se falava em Prevenção de Perdas, logo se associava ao ramo do varejo, mais especificamente aos produtos em estoque, apesar da prevenção se estender a muitas outras áreas.
Dentre diversos tipos de perdas, há 6 classificações que mais geram prejuízos ao negócio, sendo elas:
- Perdas de Estoque;
- Perdas Financeiras;
- Perda Comercial;
- Perda Administrativa;
- Perda de Produtividade;
- Perda Legal.
Todas elas têm a sua relevância e importância, mas a Perda de Estoque é a que mais traz impacto em questões financeiras, porém também afeta a própria marca, que muitas vezes, em comparação aos bens tangíveis é o mais valioso.
Levando isso em consideração, o profissional que atuará com Prevenção de Perdas deve ir além, se preparando para trazer uma visão mais ampla de governança, reduzindo as perdas, gerando maiores lucros e fazendo com que os ativos trabalhem de maneira mais organizada e eficiente.
Um dos maiores erros que as empresas cometem, é o de somente valorizar esse processo de Prevenção de Perdas quando a perda já aconteceu, entretanto, nesses casos há uma reação a perda, pois com certeza, trouxe danos financeiros ao negócio.
Para valorizar essa estratégia, pense nos resultados através dos números e medição das perdas. Quem gere o negócio deve entender e compreender a importância em se planejar a respeito das possíveis perdas que o seu negócio está vulnerável a sofrer.
Resultados e pessoas devem andar de mãos dadas, para que tudo possa ocorrer com sucesso. Se as pessoas não conhecem o negócio como um todo, elas não terão como lidar com a Prevenção de Perdas, que tem como essência a Gestão do Risco que está no processo.
Prevenção de perdas no mercado do entretenimento
Nesse segmento, a materialização da Prevenção de Perdas é mais desafiadora. Tomando como exemplo uma rede de cinemas, , que trabalha com exibição de filmes, e que lida diretamente com a experiência do cliente, deve-se pensar na segurança e garantir que a jornada do cliente seja de sucesso do início ao fim, levando-se em consideração a prevenção de perdas, como por exemplo, garantir a disponibilidade das poltrona ou a venda dos alimentos e bebidas.
De forma estratégica, para que tudo ocorra de maneira segura e eficaz, o monitoramento é feito no próprio local através de CFTVs e videomonitoramento inteligente com análise de dados, que identifique preventivamente situações que possam gerar qualquer tipo de perdas.
Tecnologias que trabalham em conjunto, podem entregar um resultado adequado ao negócio, que se resume em manter a redução da perda. Ferramentas como o disque denúncia, de monitoramento visual e/ou digital, ajudam na segurança no trabalho e o sucesso nos negócios.
Tecnologias e Governança do futuro
Visando atender todo o mercado, abrangendo todos os nichos, no futuro o uso de Metadados – análise de dados e Vídeo Analítico sendo utilizados em conjunto, deve ser mais tangível e acessível, a fim de auxiliar esse processo de prevenção de perdas.
E o principal elemento, para que tudo seja efetivo, é a capacitação a nível tático, operacional e estratégico.
É importante ressaltar que, tudo o que for escolhido em termos de tecnologia, estratégias, métodos, enfim, que tragam insumos que auxiliem na maximização a eficiência dos processos do negócio.
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