Conheça a evolução do setor da segurança eletrônica ao longo dos anos
O setor de segurança sempre acompanhou a evolução tecnológica. Para que alcançássemos o patamar de hoje, muitas mudanças ocorreram ao longo das décadas. Neste artigo, vamos contar como ocorreu a evolução do setor de segurança no Brasil.
O Homem sempre teve a necessidade de sentir-se seguro e se defender em situações de perigo. Isso foi se tornando ainda mais necessário com o desenvolvimento dos grandes centros urbanos e o aumento populacional. Mas foi na Segunda Guerra Mundial, por volta de 1945, que surgiram os primeiros sistemas de gestão de qualidade e segurança.
O primeiro circuito de câmeras de segurança surgiu em 1965 em Nova York, nos EUA, quando policiais decidiram instalar câmeras CFTV pelas ruas da cidade para melhorar o monitoramento diário. Os equipamentos não eram tão tecnológicos e as imagens não ficavam armazenadas, exigindo o monitoramento 24 horas.
Na década de 70, as fitas cassetes passaram a ser usadas para gravar as imagens, tornando as câmeras de segurança mais populares e, com o baixo custo das fitas, outros países começaram a utilizar o mesmo sistema de segurança. Não era mais necessário que alguém monitorasse as imagens e as gravações eram usadas como provas.
Nos anos 80, as câmeras de segurança começaram a ser instaladas em lugares com grande movimento, no controle de tráfego aéreo, na vigilância policial, entre outras situações. Na mesma década surgiram as câmeras CDD (Dispositivo de Carga Acoplada), capazes de captar imagens em condições de luz baixa e durante a noite.
Na década de 90 ocorreram as grandes evoluções: a gravação de várias imagens ao mesmo tempo com um único sistema de segurança eletrônica, câmeras com sensibilidade ao movimento e gravações com intervalos. As agências bancárias passaram a usar câmeras para garantir a segurança de colaboradores e clientes.
A chegada dos computadores, permitiu que as imagens, que até então ficavam gravadas em fitas ou em microchips, passassem a ser armazenadas em discos rígidos. Também foram introduzidas novas funcionalidades com a era digital, como o zoom e a possibilidade de trazer mais nitidez a imagem.
A evolução do setor de segurança eletrônica é constante e hoje dizemos que estamos na era da Segurança 4.0. Ano a ano, novas tecnologias são adaptadas a equipamentos tradicionais, conferindo inteligência e agilidade aos processos e possibilitando ações mais acertadas por parte das empresas. O uso de Inteligência Artificial, Machine Learning, Data Science e reconhecimento facial já são realidade no setor.
Quer saber mais? Entre em contato e modernize o seu parque de equipamentos.