As metáforas são muito interessantes, especialmente, quando se relacionam com as características de uma empresa. Vasconcelos (1979)1 usou bem a ideia das empresas baseadas em interações, comportamentos e consequências, definindo às empresas “Dinossauro” como incapazes de reagir, se adaptar ou inovar dentro de seu ambiente de mercado. Empresas que caminhavam para extinção, assim como aconteceu com aqueles animais pré-históricos. Por outro lado, as empresas “Camaleão” eram vistas como empresas capazes de reagir e adaptarem-se, porém, sem a característica de inovação. Isso as levaria, inevitavelmente, à estagnação. Essa breve introdução nos permite olhar para uma história de sucesso e refletir não apenas em tecnologias digitais, porém em pessoas, processos e capacidade de reinventar-se nos diferentes aspectos que abrangem o funcionamento de uma organização.
A vida da Avantia Tecnologia é algo que nos chama atenção desde o seu nascedouro. Uma empresa que surge a partir de uma iniciativa arrojada do seu sócio majoritário, que olha para o futuro, sonha e abre mão de um emprego público para se tornar um empreender capaz de orgulhar, não apenas os que fazem parte da organização, mas amigos e outros parceiros empreendedores.
Uma empresa que nasce voltada para serviços de engenharia, focando às áreas de infraestrutura elétrica e lógica, já possui no seu DNA o cuidar das pessoas, ainda que não fosse propósito explícito. Tal DNA associado com a inquietação em dar passos na direção do futuro, permitiu que a empresa, ainda muito nova, já adotasse técnicas de planejamento estratégico. Em seu planejamento os principais vetores que nos fizeram ver essa história de sucesso, já se encontravam presentes de forma muito clara, as estratégias na área de gestão de pessoas, processos, qualidade e relacionamento com os clientes.
É claro que toda história de sucesso tem suas dores. Minha filha, na fase da primeira infância, muitas noites acordou chorando com dor no joelho. Um dia, sem entender o que acontecia, levei-a ao médico e ele tão somente me informou “pai, crescer dói”.
Assim, acompanhei e compreendi as dores ocasionadas pelo crescimento em todos os aspectos da vida, inclusive, no âmbito corporativo. A necessidade de decisões difíceis serem tomadas, como abrir mão de grandes projetos que estariam fora daquilo que seria o foco para perseguir as conquistas que se desejavam. Em alguns momentos, as crises econômicas, talvez, tenham assustado e isso doeu pela limitação imposta aos sonhos de crescimento na velocidade desejada. Esses e outros eventos deixaram marcas. Alguém disse que as marcas marcam mais que os marcos. Na Avantia, vivenciamos marcos que se tornaram marcas. O marco do primeiro grande projeto de videomonitoramento, assumindo todos os riscos impostos em busca de inovar, começaram a mostrar uma empresa em permanente transformação. A partir daquele marco, a Avantia ganhou um impulso maior unindo competências em engenharia, tecnologia e segurança. A jornada ganhou maior velocidade e a transformação digital foi definitivamente incorporada pela empresa passando a produzir tecnologia própria, ao desenvolvermos o laboratório de inovação Avantia Labs, que se tornou mais um marco. Mais um marco que “carimbou” uma marca que trouxe orgulho para todos. A inovação não foi contida no Labs. Logo a empresa respirava inovação em suas diferentes áreas. A busca por ter uma gestão de pessoas que hoje expressa bem seu propósito “cuidar das pessoas”, promoveu investimentos em programas para formação de lideranças, fazendo nascer a “Academia de Líderes”, fato que mudou mais uma vez o patamar de gestão. Com programas semelhantes e inovando também na gestão de pessoas, um olhar especial para o compliance, ação social e ouvidoria reforçaram ainda mais o “cuidar das pessoas”. A digitalização de processos desde a área de suprimentos, passando pelas áreas de negócios e alcançado a administração. A ética nos negócios, as oportunidades de crescimento, o olhar na solução de problemas dos clientes usando desde as técnicas simples à IA aplicada aos seus produtos, fizeram com que cada profissional da Avantia pudesse experimentar momentos desafiadores de crescimento pessoal e oportunidades de relacionamentos e aprendizado. Tudo isto permitiu que a empresa fizesse uma transição Homo Sapiens, reagindo, se adaptando e inovando de olho no longo prazo.
É dentro desta perspectiva que sonhamos com o despertar de empreendedores e empresas que possam transformar nosso país, nosso continente e o mundo dos negócios em todo o planeta. É por tudo isso que podemos dizer sim, que conhecemos uma história de sucesso e hoje temos o orgulho de falar de uma empresa que transforma o seu ambiente de negócios. Mais que Homo Sapiens, a Avantia continua inventando e se reinventando, como os olhos de águia, enxergando o futuro, aprendendo, se desenvolvendo e despontando como líder em seu ambiente de negócios. Uma verdadeira “Águia Digital”.
Escrito por Gervásio Neto, Diretor de Inovação