Cada vez mais a tecnologia aprimora as atividades de monitoramento e os processos de segurança, mas é natural uma preocupação sobre a substituição do recurso humano neste ambiente. A máquina jamais substituirá a intervenção humana, mas é significativamente potencializada para a identificação precisa de cenários. Os colaboradores acionados com frequência em alarmes falsos, uma hora deixarão de priorizar os alertas. E é aí que a tecnologia faz a diferença e avança os sistemas de segurança.
Um dos desafios do setor é driblar os falsos alarmes, que muitas vezes exigem intervenção dos agentes, sem necessidade. Exemplo: a entrada de um animal que não representa riscos, mas a notificação do sistema aciona os seguranças. Nesse caso, os sistemas inovadores dão subsídios para esses profissionais irem além e garantir uma prevenção proativa.
No campo da segurança eletrônica, a simples entrega de imagens não atende mais a necessidade de um monitoramento avançado. É preciso ter inteligência aplicada para que os agentes de segurança tenham a visão holística e não foquem só em intervir, mas em precaver e antecipar medidas assertivas, como a redução de vigilantes físicos pelas câmeras. Essa é uma prática bastante aplicada pelas grandes empresas. Esses profissionais estão saindo de uma função manual para um cargo mais estratégico, como monitoramento, instalação e até o desenvolvimento de softwares para a área.
Sistemas avançados de Inteligência Artificial, com técnicas de Machine Learning, analíticos de áudio e vídeo, entre outros, conseguem entregar dados que preveem cenários e avançam processos, além de zerar falsos-positivos.
A tecnologia é uma aliada e não uma ameaça para a figura humana.
Muito pelo contrário, as inovações trouxeram novas especializações e, consequentemente, evolução para o setor. A reformulação fez com que a área passasse a exercer papel fundamental, ao identificar processos passíveis de ajustes para aumento de produtividade.
Hoje, o setor não faz apenas a segurança, ele consegue entregar um levantamento de ações que podem refletir diretamente na gestão da empresa. Os gestores que tiverem essa visão, farão da área um departamento essencial para expandir a companhia.
Nos contate e mostraremos como a área de segurança pode aumentar a produtividade e evoluir a corporação!