Nos últimos tempos as regras de negócios mudaram em todos os setores devido ao surgimento de novas tecnologias digitais, causando um grande desafio para as organizações. A Transformação Digital está relacionada a estratégia e novas maneiras de pensar, fazendo com que gestores atualizem a mentalidade para a gestão do negócio. A necessidade de se adaptar tornou as empresas mais preocupadas para investir em inovação e produtos focados nas necessidades dos clientes. A tecnologia tornou-se, então, uma grande aliada na estratégia corporativa.
Com a Transformação Digital, os clientes passaram a ter necessidades diferentes e ficaram cada vez mais exigentes. Os princípios ágeis podem ser grandes aliados na estratégia corporativa, uma vez que possuem ênfase em abordagens como feedback, comunicação, melhoria contínua dos processos e equipes, satisfação do consumidor, motivação dos colaboradores, pequenos ciclos de entregas de valor e colaboração dos clientes.
A agilidade vai muito além de desenvolver uma atividade com rapidez, trata-se da habilidade de se adaptar e reagir às adversidades focando na entrega sem desperdícios. Diante disto, o maior objetivo é solucionar problemas se adequando às mudanças. As abordagens ágeis como Scrum e Kanban, estão sendo bastante utilizadas neste novo mundo digital nas organizações, pois, proporcionam transparência, adaptabilidade e inspeção. Com a gestão visual é possível criar um fluxo contínuo de entrega de valor ao cliente, realizadas em ciclos curtos para gerar feedbacks e facilitar a adaptação às mudanças, promovendo melhoria contínua para equipes e processos.
Outro fator bastante importante são as equipes multifuncionais e autogerenciáveis, que são conhecidas pelas características proativas de encontrar a melhor solução para gerir e realizar seus trabalhos, retirar seus impedimentos e ajudar outros colaboradores.
A cultura ágil tem sido primordial para organizações que buscam inovar com uma vantagem competitiva no mercado. Ela propõe uma série de processos, práticas e ferramentas para criar produtos digitais e pode ser uma grande aliada na transformação digital.
Levando em consideração este novo contexto de pandemia, em que muitas corporações tiveram que adaptar seus negócios e a maneira como realizam a gestão das atividades, a Avantia, conseguiu superar esse desafio. Como? Se aperfeiçoando ao novo modelo de trabalho, com propósito sempre no engajamento dos colaboradores e na satisfação dos clientes com agilidade.
Dandhara Patrícia Ribeiro do Monte Lucena, Analista de Sistemas/Scrum Master – Avantia Labs