A transformação digital , ou seja, a transição de um modelo de negócios baseado no “mundo físico” para o “mundo digital”, já é realidade. E ela não acontece apenas na área de tecnologia. A transformação digital está presente na sua vida pessoal, inclusive. Hoje, temos aplicativos para tudo: fazer feira, pedir comida, pegar um táxi… até os shows estão sendo realizados no modelo live, você nem precisa sair de casa.
Todos precisam se readequar, mais do que nunca, à situação atual, inclusive as diferentes áreas de uma empresa: administrativo, financeiro, operacional, suprimentos, logística, segurança do trabalho e comercial. A transformação digital precisa fazer parte da cultura de uma companhia, e não de um departamento específico.
No setor de suprimentos e logística da Avantia, por exemplo, já passávamos por esta transição, , porém agora, com a pandemia, aceleramos o surf nas ondas da transformação digital. Algumas ações já haviam sido implementadas, como a digitalização/armazenamento das notas fiscais em nosso servidor, para entrega e visualização automática do setor contábil/financeiro e alimentação automática das cotações no nosso sistema de ERP por meio das respostas dos fornecedores nos e-mails enviados pelo sistema.
Mediante a essa aceleração, estamos trabalhando nas seguintes frentes: as programações de pagamentos ao nosso financeiro via ERP já existente, a liberação automática dos pedidos de compras pelos respectivos gestores dos centros de custo, realização das solicitações de locações de veículos e caminhão munck através do portal digital da empresa, criação de sistema de conferência digital no recebimento de material, plataformas de cotações on-line e de categorização e avaliação de fornecedores, dentre outros.
Não podemos fechar os olhos para a nova realidade. Quem não for veloz nessa corrida tecnológica ficará para trás e, certamente, isso refletirá no posicionamento de mercado. É necessário arregaçar as mangas, inovando e superando desafios para cuidar e garantir a segurança das pessoas. Esse é o nosso maior propósito.
Djaveny Alves, gerente de suprimentos da Avantia.